sexta-feira, 29 de julho de 2016

LULA E O DIREITO DE RECORRER A FOROS LEGÍTIMOS


"Num mundo menos imperfeito, Lula jamais teria que recorrer a um tribunal internacional para se defender de acusações que lhe são feitas no Brasil.
Mas este mundo em que vivemos é muito imperfeito — e isto quer dizer que Lula agiu muito bem em bater nas portas da Comissão de Direitos Humanos da ONU.
No centro do apelo de Lula está o que todos sabem, embora poucos falem: Moro é um juiz parcial, tendencioso, inconfiável.
É um juiz da plutocracia, um homem que não faz cerimônia nenhuma em aparecer ao lado de homens como os irmãos Marinhos em celebrações.
É evidente que ele vai condenar Lula, quaisquer que sejam as circunstâncias, se puder. Condenar e prender.
Os fatos não contarão nada, assim como no julgamento de Dilma pelo Senado.
Moro é um juiz da linha de Gilmar Mendes. Você consegue ver Gilmar julgando qualquer causa relativa ao PT que não seja com uma tonitruante condenação?
É uma medida extrema a de Lula, mas tempos excepcionais demandam ações igualmente excepcionais, para lembrar a grande frase do rebelde britânico Guy Fawkes.
Fingir que Moro e a Lava Jato são neutros só serve à plutocracia e a ambos, Moro e Lava Jato.
Um dos erros graves de Dilma e do PT não foi, lá para trás, ter reagido à altura quando se caracterizaram os abusos da Lava Jato. Não tardou que ficasse claro que o objetivo de Moro era extirpar Lula, Dilma e o PT — e não a corrupção.
Dilma, Lula e o PT sempre contemporizaram com a farsa de Moro e da Lava Jato, dentro de uma estratégia fracassada de republicanismo suicida.
Coube a Lula, ainda que com atraso, dizer verdades sobre Moro, primeiro no plano interno e agora no cenário internacional.
As pessoas lá fora desconhecem o que se passa no Brasil. O jornalista americano Glenn Greenwald disse nunca ter visto uma mídia como a brasileira. Ele só viu o horror por viver aqui. O advogado australiano contratado por Lula foi na mesma linha: disse ser inconcebível, em sua terra, um juiz como Moro.
Vivemos uma guerra movida pela plutocracia. O jornalismo que se pratica nas corporações é de guerra. A justiça que se faz nos tribunais mais elevados é de guerra.
Que essa guerra seja, ao menos, reconhecida e denunciada por suas vítimas.
O recurso de Lula está impregnado de um forte componente simbólico. A direita brasileira tradicionalmente aumenta a violência contra a democracia quando não há resposta a seus ataques.
Lula respondeu. Jogou em escala mundial luzes sobre o caráter de Moro e da Lava Jato.
Moro vai ter que ser mais cuidadoso com seus passos, para não dar completa razão a Lula.
Ele será observado pelo mundo, uma situação nova e desconfortável para quem jamais recebeu nenhum tipo de fiscalização no Brasil e por isso pôde cometer abusos em série."



(De Paulo Nogueira, titular do site 'Diário do Centro do Mundo', a propósito do recurso submetido à ONU pelo ex-presidente Lula, post intitulado "Lula fez muito bem em denunciar Moro ao mundo" - aqui.
O jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu blog 'Conversa Afiada' - aqui -, dá conta de que: 
".Lula é o primeiro brasileiro a recorrer à Comissão de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra.
.É uma corte que reúne 49 países e tem 18 juízes.
.O Brasil subscreveu o pacto de Direitos Humanos da ONU em 1992 e ratificou em 2009."
...e sugere: 
"Clique aqui para ler a íntegra da petição entregue pelos advogados de Lula ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. Confira mais informações no site do presidente Lula."
Em nosso entendimento, o juiz Moro incorreu ao menos em dois questionáveis atos relativamente ao ex-presidente Lula: a condução coercitiva - frontalmente colidente com a lei, visto que determinada 'desde logo', quero dizer, sem que o investigado tivesse deixado de atender a uma primeira convocação de comparecimento - e a disponibilização para a mídia do conteúdo de gravação, ilegalmente obtida, de diálogo entre o ex-presidente e a presidente Dilma Rousseff. Essa prática, aliás, foi expressamente condenada pelo ministro-relator Teori Zavascki, mas não implicou a perda da titularidade do processo).  

Nenhum comentário: