quinta-feira, 21 de julho de 2016

O BRASIL EDULCORADO


FMI melhora projeção para o Brasil

Do Contabilidade Financeira

Pela primeira vez em quatro anos, o Fundo Monetário Internacional [FMI] melhorou as estimativas para a economia brasileira.

Segundo o Fundo Monetário Internacional, a contração da economia brasileira este ano vai ser 0,5 ponto percentual menor do que se esperava. Em abril, a previsão era de 3,8% de queda. Agora, a previsão é de 3,3%.

Para 2017, o FMI prevê que o Brasil alcance 0,5% de crescimento. Apenas três meses atrás, a previsão de crescimento para o Brasil em 2017 era zero.

De 3,3% negativos esse ano para 0,5% positivo no ano que vem, o salto é grande. Nem tudo é crescimento. Boa parte é freada na queda econômica, mas é uma mudança de perspectiva, depois de o FMI passar quatro anos seguidos fazendo previsões de declínio econômico para o Brasil. (Para continuar, clique aqui).

................
Eis que de repente aflora no horizonte um novo Brasil, devidamente edulcorado pela mídia (incluindo institutos de pesquisa - aqui). Impõe-se, na presente quadra, 'vender' a perspectiva de salutares avanços a instâncias como o Fundo Monetário, presentes as concessões postas à mesa de todas elas, traduzidas na implantação do Estado Mínimo e na prevalência triunfal do Livre Mercado. Tudo isso 'coroado' pelo objetivo maior, o de 'convencer' os integrantes da Comissão do Senado - e a própria opinião pública e STF - de que o impeachment merece ser aprovado independentemente de quaisquer obstáculos constitucionais. Afinal, por que obstar perspectivas tão, digamos, alvissareiras? Nada mais natural, portanto, do que a Constituição Federal não vir ao caso. Não obstante, seja qual venha a ser o desfecho do imbróglio em que se engalfinha o País, nunca será demasiado lembrar que deliberada agressão à Carta Magna - independentemente da disposição de seu Guardião - constituirá, para sempre, fator de ilegitimidade para aqueles que assim se apropriam do poder. E a História, felizmente, é implacável. 
Por fim, como diria o legalista/garantista convicto: Bem aventurados os cultores do Direito e adeptos da Democracia!

Nenhum comentário: