quinta-feira, 28 de julho de 2016

DA SELIC, LOUVADA BENESSE PARA USUFRUTO RENTISTA


Não foi por 20 centavos. Foi pela taxa de juros, 'estúpido'!

De Antonio Mello, em seu blog:

O "estúpido" do título faz referência à famosa frase do marqueteiro de Bill Clinton, James Carville, explicando a vitória de seu candidato sobre o aparentemente invencível Bush: "É a economia, estúpido!".

Olhando o gráfico acima, é possível ver que a queda de Dilma começou a ser desenhada quando ela jogou a Selic a seus mais baixos índices (7,25). Os rentistas ficaram loucos. O Mercado pirou. Começou o Delenda est Dilma (Dilma deve ser destruída).

Em junho de 2013, o Movimento Passe Livre foi às ruas em São Paulo contra o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus em São Paulo (friso). Curiosamente, um problema local se espalhou pelo Brasil e a reivindicação inicial (o fim do aumento) se transformou em fora Dilma, fora PT.

Isso aconteceu graças aos que pegaram carona no movimento inicial e o ampliaram para alcançar seus objetivos: políticos corruptos querendo o fim da Lava Jato; políticos sem voto, ou sistematicamente derrotados nas urnas, querendo o poder através do golpe; vendilhões entreguistas, como Serra e FHC, que querem vender a Petrobras desde o governo FHC; os Estados Unidos, que querem quebrar o BRICS; e eles, os rentistas, que se deliciam com as mais altas taxas de juros do mundo, agora de volta. Taxa mantida pelo BC semana passada em 14,25, quase o dobro do início de 2013. (AQUI).

................
Digamos que os interesses rentistas foram uma das causas da usurpação do poder pelas elites nacionais (com pitadas de internacionalização...).

Nenhum comentário: