domingo, 14 de abril de 2019

UM JUIZ QUE DESONRA O JUDICIÁRIO


.UM JUIZ QUE DESONRA O JUDICIÁRIO ... AQUI.

................

O vídeo em foco suscitou 'n' comentários, no blog 'fonte'. Selecionamos o do leitor Cézar:

"É voz corrente no fórum que 'metade da magistratura pensa que é deus, a outra metade tem certeza'.

É hora de fazer uma profunda revisão no sistema judicial brasileiro.

Na Inglaterra ninguém chega ao cargo de juiz de primeiro grau com menos de 45 anos e isso após comprovar um mínimo de 15 anos na advocacia e/ou promotoria.

Aqui, pela desastrosa tradição lusitana, um 'menino' de 25 anos pode ser juiz para decidir a vida alheia.
Já foi pior, pois antes da Constituição de 1988, um quase adolescente poderia ser juiz aos 21 anos.
Eis aí o desmantelo; pergunta-se: que experiência de vida um jovem de 21 ou 25 anos tem para prender ou julgar os atos e fatos jurídicos da vida cotidiana?
Muitos jovens chegam aos 30 anos única e exclusivamente às custas dos pais, estudando muito, mas complemente apartados da vida hodierna, sem nunca ter defrontado-se com as agruras de balcão de uma prefeitura, de um DETRAN etc etc.
Livros e escolas de escol são indispensáveis, mas não transmitem vivência, trato diário com as provocações de um mundo em constantes transformações e embates diuturnos.
Por isso é preciso deixar de endeusar juízes e promotores, muitas vezes meninos ensimesmados, para conferir maior legitimidade à assunção de cargos de alta envergadura, na administração da coisa pública."

.Mas, muito mais do que isso, há quem, refletindo sobre honrarias, privilégios, benesses e penduricalhos, chegue à conclusão de que o Judiciário é um mundo a centenas de milhas daqui. Há, claro, um certo exagero.

Nenhum comentário: