quarta-feira, 6 de março de 2019

ECOS DA LAVA JATO E SUA FUNDAÇÃO DE 2,5 BILHÕES DE REAIS


"Com essa Fundação e os 2,5 bilhões de reais, o Brasil se tornará um refém indefeso nas mãos da Lava Jato.
Como praticamente não há limites para se definir com objetividade o que venha a ser “o combate à corrupção”, as escolhas aonde investir o dinheiro são praticamente infinitas. Façamos um exercício de imaginação:
1 – Congressos, no Brasil e no Exterior, montados por “empresas amigas”, talvez com sócios amigos ou mesmo familiares dos procuradores e juízes, onde cachês milionários seriam pagos a “ilustres palestrantes”, com a participação dos juízes e procuradores da Lava Jato e (por que não…) de todo e qualquer juiz, ministro e procurador que “se alinhe” às ideologias, programas, políticas públicas defendidos pelo pessoal da Lava Jato. Seria uma promiscuidade sem fim, aonde grana, acesso à fama, aos holofotes da mídia poderiam ser distribuídos largamente a todos os que quisessem se aproveitar da farra (...) da Lava Jato.
2 – Imaginemos uma rede de TV que queira oportunamente lançar um programa semanal, em horário nobre, tendo como “convidados” juízes, procuradores e ministros, além de políticos amigos, para exporem suas ideias à nação brasileira… Ora, tendo 160 milhões de reais por ano, apenas em ganhos com aplicações, essa Fundação poderia “patrocinar” tal programa, com algo em torno de 40 milhões de reais ao ano, e ainda assim teria em caixa 120 milhões para gastar no que quisesse. Seria como ter um programa político toda semana em horário nobre, para alavancar as carreiras dos abençoados escolhidos pelos senhores procuradores e juízes… Tudo sob o disfarce de temas sempre ligados ao “objetivo” da Fundação – “combater a corrupção”.
3 – Blogueiros independentes com um viés de esquerda democrática vivem com o “pires na mão” para não fecharem, tamanhas as dificuldades financeiras de se manter no Brasil um blog jornalístico não alinhado com a direita fascista que tomou o poder no país. O que teríamos em relação aos blogs? Uma farta distribuição de “verbas publicitárias” para os blogs de direita, que poderiam investir pesado em tecnologia, jornalistas e publicidade de seus próprios blogs, alavancando sua audiência. Movimentos como o MBL, que já causaram um estrago imenso com a profusão do ódio e das Fake News, voltariam, fortalecidos como nunca e, obviamente, sendo armas poderosas de ataque aos inimigos, agora sob o controle total dos procuradores e juízes da Lava Jato.
Paro por aqui. A lista de malefícios seria quase interminável. É preciso gritarmos a loucura que representa permitir que essa obscenidade siga em frente. Que o STF tenha, ao menos dessa vez, a noção histórica do perigo para o Brasil, enquanto nação minimamente livre, de ter essa Fundação e essa verba quase inacreditável para uso controlado por tão poucos juízes e procuradores de uma Vara de primeira instância.
O que está em jogo aqui é coisa séria! É a possibilidade, ou não, de voltar a existir um Brasil democrático, plural, civilizado, ou um perverso, nas mãos de manipuladores da pior espécie."


(De Eduardo Ramos, trecho de comentário de sua autoria ao post "Com 2,5 bilhões em caixa, a Lava Jato se prepara para substituir o bolsonarismo" - aqui -, publicado no site GGN e reproduzido por este blog. O trecho em destaque mereceu publicação, no mesmo site, do post intitulado "Riscos da Fundação Lava Jato à democracia".
Revela-se indispensável transcrever, até para efeito de contextualização - e não obstante a indicação do link da publicação -, trechos capitais do artigo do analista Luis Nassif:
."Foi montada uma fundação de direito privado que será totalmente controlada pelos procuradores e juízes da 13ª Vara Federal de Curitiba, o núcleo da Lava Jato. Apenas com a aplicação dos recursos, serão gerados R$ 160 milhões anuais, segundo nota do Ministério Público Federal do Paraná."
."A ideia de que haverá fiscalização do TCU ou outros órgãos é ilusória. Qualquer projeto que tenha a capa da campanha anticorrupção terá cumprido os requisitos exigidos. Não haverá licitação para escolha dos projetos, nem a garantia da isenção partidária. Serão aqueles que forem selecionados pelo Conselho da Lava Jato. E serão aqueles com afinidades pessoais, profissionais ou políticas com a Lava Jato."
."Como a Lava Jato se tornou uma organização política, esse dinheiro servirá para financiar uma estrutura política de apoio por todo o país. As verbas estão garantidas e nem serão necessários laranjas, como os do PSL. Basta uma fundação, uma associação, um clube, uma consultoria em qualquer parte do país, empunhando as bandeiras da Lava Jato, de luta contra a corrupção, para se enquadrar nos estatutos da fundação e obter aportes financeiros."
."Com essas jogadas se está criando um partido político riquíssimo, com agentes do Estado exercendo poder de Estado se apropriando de verbas públicas, com autonomia em relação à Procuradoria Geral da República e aos poderes constituídos."
."No Xadrez de ontem, lembrei casos narrados pelas obras sobre o fascismo, do início do ovo da serpente. Seria importante que mídia, Judiciário, juristas, partidos políticos, se dessem conta, enquanto é tempo, do monstro político que estão criando, permitindo que R$ 2,5 bilhões e meio sejam utilizados para financiamento dos propósitos políticos da Lava Jato.")

Nenhum comentário: