domingo, 19 de agosto de 2018

OLD CARTUM (E VIVA O CARTUNISTA SAMPAIO!)

                      (Juntas eleitorais - Eleições brasileiras nos velhos tempos)
Sampaio.
(José Miguel Pereira de Sampaio, o SAMPAIO. São Luiz Gonzaga RS, 1927-2017 Porto Alegre RS).
....
A propósito, será lançado no próximo dia 5 de setembro, na Capital gaúcha, o livro "Ria por favor", reunindo cartuns de Sampaio. A coordenação geral está a cargo da filha do cartunista, Maria Lucia, que também administra o blog SamPaulo (AQUI), dedicado à preservação dos trabalhos do cartunista Sampaulo, irmão de Sampaio.
Trechos do post em que Maria Lucia anuncia o lançamento do livro:


"Esta publicação vem sendo gestada há mais de 10 anos.
Quando meu pai completou 80 anos, em 2007, pensei em publicar um livro com o seu trabalho na Revista do Globo (entre 1947 e 1955).
Projeto gráfico pronto, a timidez do artista falou mais alto e ele proibiu a publicação. Só a autorizou depois da sua morte e sua vontade foi respeitada.
Ele faleceu em janeiro de 2017 e junto com a tristeza, veio a possibilidade da realização do que até ali era só um sonho: a publicação do livro!

Editado pela Insular, do amigo Nelson Rolim de Moura, com capa de Mauro Ferreira e projeto gráfico da Libretos, agora todos poderão conferir a qualidade e atualidade do trabalho de Sampaio e divertir-se procurando, nas “cenas coletivas” que criava, o homenzinho fazendo xixi, a meninazinha de franja (que sou eu), a folha de samambaia e o seu autorretrato." - (AQUI).

Um comentário:

Maria Lucia disse...

muito e muito obrigada, amigo!
O lançamento foi um sucesso.
Grande abraço.