quarta-feira, 27 de outubro de 2021

CPI AGORA VAI PRESSIONAR ARAS A DAR SEQUÊNCIA ÀS INVESTIGAÇÕES


No 247:
Encerrados os trabalhos da CPI da Covid, cujo relatório foi aprovado nessa terça-feira (26) por 7 a 4, os senadores agora vão à luta para dar sequência às investigações fora do Congresso, principalmente na Procuradoria Geral da República.

Integrantes da comissão entregarão o relatório final à Procuradoria-Geral da República (PGR) na manhã desta quarta-feira (27) e vão criar um observatório para acompanhar o andamento das investigações no Ministério Público e no exterior.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, já definiu que vai encaminhar o material para “análise prévia” de um órgão da PGR que fiscalizou as políticas públicas da pandemia, o Gabinete Integrado Covid-19 (Giac). Depois dessa primeira análise Aras definirá se vai instaurar investigações ou apresentar denúncias contra Jair Bolsonaro e autoridades com foro privilegiado que tiveram o indiciamento pedido no relatório, como ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Walter Braga Netto (Defesa), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

O senador e vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-Ap), afirmou que, se Aras não agir, a intenção é apresentar uma ação penal por conta própria, informa O Globo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a quem cabe abrir eventual pedido de impeachment do presidente da República, também será pressionado a agir.  -  (Aqui).

................
O ministro Ricardo Lewandowski deverá aposentar-se em maio de 2023. Considerando o interesse do PGR Aras em ser ministro do Supremo... 
Não obstante, o senhor Aras poderá, sim, proceder segundo se espera.

Na manhã de hoje, 27, o G7 procedeu à entrega, à PGR, do Relatório Final da CPI da Pandemia, bem como realizou visita ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para fazer igual entrega e agradecer o compartilhamento de dados processuais atinentes ao inquérito das fake news, que embasaram os trabalhos da Comissão. 

Como válvula de escape, o senador Randolfe afirma que "'se Aras não agir, a intenção é apresentar uma ação penal por conta própria"...

Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados e dezenas e dezenas de pedidos de impeachment estão onde sempre estiveram.

Há quem opine no sentido de que o Observatório da Pandemia - a ser instituído oportunamente - deveria olhar desde logo para o exterior. 

De qualquer modo, louvamos os trabalhos realizados pela CPI da Pandemia.

................

.Bom Dia 247 (27.10) - Attuch / Cynara
/ PML / Solnik / Cruvinel:
Depois da CPI, a bola agora 
está com Aras .................................................... Aqui.

................

.Senador Flávio Bolsonaro diz que qualquer
estagiário poderia mandar arquivar o Relatório
Final da Pandemia:


Miguel Paiva.

Nenhum comentário: