terça-feira, 26 de outubro de 2021

CPI DA PANDEMIA VOTA RELATÓRIO FINAL DE RENAN CALHEIROS


No 247:
A CPI da Covid se reúne pela última vez nesta terça-feira (26) para votar o relatório final, apresentado por Renan Calheiros na semana passada.

Renan pede o indiciamento de 66 pessoas e 2 empresas por crimes cometidos na pandemia. O principal alvo é Jair Bolsonaro. No relatório final da CPI da Covid-19 há um pedido de indiciamento contra o ocupante do Palácio do Planalto por crimes contra a humanidade.

Os senadores vão discutir o relatório e podem propor mudanças. A aprovação do relatório exige maioria simples dos votos. O que for aprovado será encaminhado aos órgãos competentes. No caso de Bolsonaro, quem decide os próximos passos é a PGR. 

Outros nomes que, segundo o relator, cometeram crimes: Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, filhos de Jair Bolsonaro; o ex-ministro Eduardo Pazuello; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. A lista inclui ainda médicos, deputados, blogueiros e empresários bolsonaristas acusados de disseminar fake news, entre eles Luciano Hang. - (Nota deste Blog: A lista de investigados

Os senadores podem sugerir mudanças, propor um relatório alternativo, a inclusão ou retirada de nomes. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, quer incluir 9 pessoas. A CPI não tem poder de punição. O que for aprovado no relatório será encaminhado aos órgãos competentes.

Após a leitura do relatório do relator Renan Calheiros, presidente Omar Aziz encerra a sessão, informa o G1.  -  (Aqui).

................
.Bom Dia 247 (26.10) - Attuch / Auler / 
Blay / Cruvinel / PML / Solnik:
Dia decisivo na CPI da Pandemia ................. Aqui.

................

Nota deste Blog
A notícia que se tem é a de que a lista de investigados foi aumentada em mais doze pessoas (perfazendo, agora, 80 indiciados), decisão tomada na reunião de senadores ocorrida na noite de ontem, 25, na residência do presidente da CPI, Omar Aziz. 
Dúvida que persiste: a relativa ao voto do senador Eduardo Braga, do Amazonas, que defende o indiciamento do governador e do secretário de Saúde de seu Estado em face do comportamento de ambos no enfrentamento da pandemia do coronavírus - 14 mil óbitos -, quando causaram perplexidade mortes por asfixia em decorrência da falta de tubos de oxigênio.
A reunião de hoje poderá se prolongar por horas e horas, face à possibilidade de várias intervenções, até mesmo de pedidos de vista.  

....
.TV  GGN:
CPI DA PANDEMIA VOTA 
O RELATÓRIO FINAL .................. Aqui.

Nenhum comentário: