.
Filha de escrava liberta, Antonieta de Barros foi eleita em SC três anos após sufrágio que permitiu a participação política das mulheres e propôs a lei, que foi nacionalizada por João Goulart em 1963
Bem mais que uma data comemorativa, o Dia do Professor, comemorado dia 15 de Outubro, é um símbolo de luta da participação política para mulheres e para o movimento negro.
A data foi um projeto de Antonieta de Barros, que se elegeu deputada estadual em Santa Catarina pela primeira vez em 1934 pelo Partido Liberal Catarinense.
Um ano após ser reeleita para seu segundo mandato, em 1947, ela propôs a Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, que criava o Dia do Professor e o feriado escolar em Santa Catarina. A data só viria a ser oficializada nacionalmente em outubro de 1963 pelo presidente João Goulart. - (Fonte: Revista Fórum - Aqui).
................
Via Twitter, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro tentou tirar proveito do dia do professor ao apresentar-se também como tal, mas não parece ter sido bem-sucedido:
"Era o melhor professor, pois
não tinha provas", ironizou
um internauta. - Cortes 247 .............. Aqui.
................
ADENDO
.Enquanto Isso Em 1949...
Sampaio. (Revista da Globo - 1949).
................
Cartum publicado no Blog SamPaulo (Aqui), coordenado por minha amiga Maria Lucia, sobrinha de SamPaulo e filha do igualmente genial Sampaio, fino desenhista, como se vê acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário