Vejamos algumas informações quanto a estatais pelo mundo (fonte deste Blog: Aqui):
🤔 Tem uma coisa que os defensores do “Estado mínimo” não contam para ninguém: nos Estados Unidos existem mais de 35 mil estatais.
😁 Pois é. São as “public authorities”, criadas principalmente por estados e municípios.
🤝 Assim como ocorre com as estatais brasileiras, as public authorities existem para beneficiar o povo (e não só os governos), estão em todas as esferas, e em todos os estados e principais cidades do país.
🙂 Elas atuam em aeroportos, construção e gestão de moradias de baixa renda, manutenção de pontes e rodovias, transportes, financiam o ensino superior, dentre muitos outros serviços essenciais.
😮 Além das mais de 35 mil estatais, os Estados Unidos ainda reestatizaram 320 serviços e empresas que haviam sido privatizadas (isto é, retomaram o controle) de água, cuidados de saúde e serviços sociais, energia, presídio, telecomunicações e outras áreas.
🤩 Ou seja, até o país que é usado como exemplo pelos defensores da economia liberal reconhecem que o setor público é indispensável para uma sociedade mais igualitária!
👏 Aliás, 58 países (como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França e Japão) já reestatizaram mais de 1.400 empresas nos últimos anos.
🙌 Serviços públicos são essenciais para a população e geram desenvolvimento econômico e social porque eles são para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário