segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SOBRE NOSSA MAIOR EMPRESA


O retrato da Petrobras: recorde em petróleo e gás

Do Portal Brasil 247

A Petrobras publicou, neste domingo, um comunicado de duas páginas em diversos jornais do País. O documento aponta as razões pelas quais a publicação do balanço foi adiada, no contexto atual de turbulências decorrentes da Operação Lava Jato, mas antecipa resultados operacionais, que serão debatidos, nesta segunda-feira, com o mercado financeiro.

Os números mostram uma empresa que, a despeito de todos os escândalos, avança na produção e no refino de petróleo, gás e derivados. Eis alguns destaques:

1) Em relação ao mesmo período do ano passado, a produção de petróleo cresceu 9% e atingiu 2 milhões e 90 mil barris/dia no terceiro trimestre deste ano.

2) No pré-sal, foram batidos novos recordes de produção, com a melhor extração no dia 26 de outubro deste ano: 640 mil barris/dia.

3) A produção de gás natural cresceu 7%, também na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a oferta do produto foi ampliada em 14%, em razão do aumento da geração termelétrica a gás natural.

4) Nas refinarias, a produção de derivados de petróleo teve aumento de 4%.

São resultados que mostram uma expansão constante da atividade da companhia – e que diferem do quadro internacional. No mundo, as grandes majors do petróleo estão com sua produção estagnada ou até em declínio.

No mesmo comunicado, a empresa, comandada por Graça Foster, informa que está tomando medidas judiciais para se ressarcir de recursos desviados por ex-executivos e empreiteiras.

Nesta segunda, todos esses dados serão debatidos com analistas do mercado financeiro. (Fonte: aqui).

................
Sobre a maior empresa nacional, e contrariando a corrente capitaneada pela grande imprensa e formadores de opinião os mais diversos, vale repetir o que foi dito neste blog em post de sexta-feira, 14: As medidas em curso são salutares. A Petrobras será fortalecida.  

Quando a empresa estiver definitivamente saneada (após adotadas medidas a serem certamente traçadas pela consultoria PriceWaterHouse e outras) e a ação perniciosa dos aproveitadores em geral for coisa do passado, os resultados serão bem mais positivos. 

E que a ministra Cármen Lúcia, do STF, libere o quanto antes o processo relativo aos royalties do pré-sal.

Nenhum comentário: