domingo, 23 de novembro de 2014

A SAGA DE UM IMIGRANTE


Terra de um sonho distante

Por Marden Machado, no Cinemarden

O grego de ascendência turca, Elia Kazan, teve sua vida marcada por ter denunciado colegas de profissão ao Comitê de Atividades Antiamericanas, presidido pelo senador Joseph McCarthy, nos anos 1950. Quem o defende, diz que ele apenas apresentou nomes que já constavam da famigerada "lista negra". Já os que o acusam, entendem que na verdade ele endossou a perseguição que artistas suspeitos de serem comunistas sofreram. Questões políticas à parte, Kazan, que imigrou com sua família para os Estados Unidos em 1913, quando tinha apenas quatro anos de idade e ganhou notoriedade a partir da década de 1940, por conta das peças que dirigiu na Broadway e também pela criação do famoso Actor's Studios. Hollywood o chamou de pronto e já em 1945 ele dirigiu seu primeiro longa. Terra de Um Sonho Distante, que ele escreveu e realizou em 1963, é seu trabalho mais pessoal. Inspirado pela história de sua própria família, Kazan conta neste filme a trajetória de seu avô, que no final do século XIX foi embora de seu país, a Turquia, em direção à América em busca de uma vida melhor. Terra de Um Sonho Distante é um drama de proporções épicas e, ao mesmo tempo, com fortes tintas intimistas.

TERRA DE UM SONHO DISTANTE (America, America - EUA 1963). Direção: Elia Kazan. Elenco: Stathis Giallelis, Frank Wolff, Harry Davis, Elena Karam, Estelle Hemsley, Gregory Rozakis e Lou Antonio. Duração: 168 minutos. Distribuição: Colecione Clássicos.

....
Comentário do cineasta piauiense Douglas Machado: Elia Kazan é um bom exemplo de que a arte [e a humanidade existente nessa arte] nem sempre anda de mãos dadas com o seu artista. E sim, é possível amar a obra e se decepcionar com o artista, nas circunstâncias de sua vida em sociedade.

................
Marden Machado, com seus textos concisos e informativos, consegue incutir no leitor a vontade de ver os filmes por ele recomendados.

Nenhum comentário: