.
O Rublo No Front
- I -
A incapacidade da Shell de comprar gás russo é um efeito colateral das políticas anti-russas de Londres, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à TASS.
"Londres quer ser o líder de tudo que é anti-russo, quer até estar à frente de Washington [neste assunto]. Bem, aqui estão os efeitos colaterais", disse Peskov, comentando o fato de que, em contraste com outros países, o Reino Unido impôs sanções ao Gazprombank e agora não pode pagar pelo gás russo, mesmo em rublos. (...). - ("Rússia veta venda de gás à Shell em retaliação ao Reino Unido" - Aqui).
(Nota deste Blog: Não à toa, o governo britânico acaba de decretar aumento de 54% nas tarifas de energia).
- II -
O correspondente internacional Pepe Escobar avaliou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que o rublo, moeda russa, se tornará uma moeda de reserva internacional. “O rublo está virando nova moeda de reserva, com alcance global”, diz ele. Pepe também também afirma que, em breve, todos os países dos BRICS poderão passar ao largo do dólar.
(...) ele falou sobre o drama da Alemanha e de vários países europeus, que dependem da energia russa para produzir. “O big bang já começou. Agora, os compradores têm que abrir contas não apenas em bancos russos, mas também dentro da Rússia. É impossível substituir a energia russa no médio prazo”. (...). - ("O rublo está virando a nova moeda de reserva com alcance global, diz Pepe Escobar" - Aqui).
................
Geopolítica + Economia = Nitroglicerina Pura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário