domingo, 17 de janeiro de 2021

UMA PITADA DE ESPERANÇA EM MEIO À PANDEMIA

.
              
(A enfermeira Mônica Calazans)

"Jair Bolsonaro e João Doria se merecem.
Na guerra para politizar a pandemia, os dois usam instituições acima de qualquer suspeita como Butantan, Anvisa e Fiocruz, conspurcando a imagem delas..."

Assim começa Kiko Nogueira em post de sua autoria, publicado no DCM, de que é titular - "Oportunista, Doria transforma vacinação da 1ª pessoa no Brasil em palanque e causa aglomeração no HC" - Aqui.

De fato. Neste dia especial, duas constatações se revelam acima de quaisquer dúvidas: a vacinação da enfermeira Mônica Calazans (heroína que trabalha nas UTIs de dois hospitais paulistas) e a aprovação do uso emergencial de duas vacinas (Coronavac e vacina de Oxford) pela ANVISA, a despeito de todos os negacionistas - sem contar, claro, a evidente politização/oportunismo por parte das cúpulas.

Há mesmo que comemorar, vivemos um dia histórico; foi uma baita conquista de todos aqueles que prestigiam a Ciência e se angustiam diante do contínuo massacre promovido pelo vírus mutante - mas remanescem dúvidas quanto a certos pontos, como:

.quando chegarão as 'vacinas da Índia', se é que chegarão?

.quem garante que na manhã da próxima quarta-feira as vacinas estarão nos Estados?

.e as seringas e demais acessórios, estão disponibilizados?

.se somente 4,6 milhões de vacinas irão para os Estados (já que Doria anunciou que reterá 1,4 milhão), como os grupos prioritários serão integralmente atendidos de imediato, como 'assegurou' o ministro?

.se a Índia, por exemplo, se revela a maior potência mundial na produção de vacinas, e se destaca pelas 'ilhas de excelência' que criou em seu território a despeito da pobreza que maltrata tantos entre seus um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes, até quanto o general-ministro insistirá em que o Brasil é um "positivo exemplo para o mundo"?

.por que o Supremo, ao determinar as prerrogativas de estados, municípios e União no combate à pandemia, deixou de explicitar detalhadamente as atribuições da União, já que tinha ciência do escapismo, distorção e negacionismo que marcam sua atuação?

.como serão convocados para vacinação os integrantes dos grupos de risco?

Não obstante as dúvidas, estamos de parabéns.

Nenhum comentário: