segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

DEMOCRACIA EM VERTIGEM É INDICADO AO OSCAR DE MELHOR DOCUMENTÁRIO

.
O post abaixo foi publicado neste Blog em 18 de dezembro. No 'fecho', a informação de que "a lista final com os cinco concorrentes ao Oscar de Melhor Documentário será divulgada no dia 13 de janeiro". Hoje, 13, a boa notícia: "Oscar 2020: Democracia em Vertigem é indicado a melhor documentário" - Folha, Aqui. Dirigido pela mineira Petra Costa, o documentário leva ao mundo as circunstâncias que marcaram o surreal impeachment da presidente Dilma Rousseff. A palavra surreal continua, sim, a nos parecer pertinente. Boa sorte para Petra e seus parceiros. 
A 92ª cerimônia de entrega dos Academy Awards acontecerá no dia 9 de fevereiro, no teatro Dolby, Los Angeles, Califórnia.
................

'DEMOCRACIA EM VERTIGEM' PRÉ-INDICADO AO TOPO

Ao longo do ano, o documentário foi indicado ao prêmio Cinema Mundial, do Festival de Sundance (fevereiro), CPH:DOX (abril) e Tim Hetherington, no Sheffield International Documentary Festival (junho). Setores da chamada crítica especializada, desprezando a proposta da diretora Petra Costa e o 'crime em si' perpetrado contra a Democracia, fizeram (Aqui) certos reparos ao trabalho. Mas o documentário é verdadeiramente um notável  retrato do processo surreal que culminou no impeachment de Dilma Rousseff. - (Aqui).


Documentário "Democracia em vertigem é pré-indicado ao Oscar"


O longa brasileiro "A Vida Invisível", dirigido por Karim Ainuz e estrelado por Fernanda Montenegro, não irá disputar o Oscar de 2020 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Apesar disso, o Brasil ainda não está fora da cerimônia: "Democracia em Vertigem", filme da diretora Petra Costa, é um dos pré-indicados ao prêmio de Melhor Documentário.
O documentário, lançado em junho pelo Netflix, mostra o processo do Golpe contra a presidente Dilma Roussef e a crise política no Brasil através de entrevistas exclusivas e imagens de bastidores.
Leia mais sobre "Democracia em Vertigem" no Conversa Afiada:
Em tempo: a lista final com os cinco concorrentes ao Oscar de Melhor Documentário será divulgada no dia 13 de janeiro.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: