quinta-feira, 31 de outubro de 2019

TRUMP, O HOMEM QUE VENDEU A AMÉRICA, POR ANDRÉ ARAÚJO

.
"...Pior ainda, ABANDONOU (os curdos) E OS INSULTOU, disse que (eles) 'não são os bonzinhos que parecem'.  É demais. Além do PREJUÍZO ESTRATÉGICO, de abrir mais espaço para a Rússia na guerra civil síria, os Estados Unidos mostraram não ser confiáveis nem para seus mais antigos aliados."


Trump, o homem que vendeu a América 

Por André Araújo

Bestseller da lista dos mais vendidos do The New York Times, o livro da jornalista Joy Ann Reid, âncora da MSNBC, é uma biografia em raio X do personagem que hoje ocupa a Presidência dos Estados Unidos. Na chamada “elite americana da Costa Leste”, que inclui também a Califórnia por extensão sociológica, são duas regiões onde Trump não venceu as eleições e onde sua rejeição é absoluta; lá está o núcleo dos americanos cultos e sofisticados. Para eles Trump sempre foi considerado um escroque, um charlatão empresarial da pior espécie, MAS Trump tem uma faixa de 33 a 38% do eleitorado até hoje.
Para a reeleição ele precisa GANHAR MAIS ELEITORES e não perder os que já tem. Ele cometeu um grave erro, segundo meu analista de estimação, um amigo que já ocupou altos cargos nos governos Reagan e dos dois Bush, trabalhou anos na Casa Branca e hoje está aposentado pelo Departamento de Estado, um americano que conhece o Brasil como poucos, Republicano desde a infância mas não votou em Trump, assim como os Bush não votaram. Hoje esse amigo vive na Flórida, por questões de saúde. mas mantém contatos e amizades na cúpula política do Senado, do State e do Pentágono.
A SAÍDA DA SÍRIA
Segundo essa fonte, Trump cometeu um mega erro geopolítico que afeta a política interna e pode lhe custar a reeleição. Tudo de ruim, de errado e de disfuncional que Trump fez até hoje na Casa Branca, como sua crueldade com os imigrantes, NÃO AFETA SEUS ELEITORES, eles não reclamam disso.
Mas “abandonar um aliado tradicional, como os curdos, à sua própria sorte no meio da batalha é DESONROSO para os Estados Unidos”.
Pior ainda, ABANDONOU E OS INSULTOU, disse que os curdos “não são os bonzinhos que parecem”.  É demais. Além do PREJUÍZO ESTRATÉGICO, de abrir mais espaço para a Rússia na guerra civil síria, os Estados Unidos mostraram não ser confiáveis nem para seus mais antigos aliados.
Trump parece não ter noção de estratégia, de interesse geopolítico dos EUA e muito menos de honra no campo de batalha. Isso é o que hoje pensam SEUS APOIADORES NA CÂMARA DE REPRESENTANTES, os deputados Republicanos que condenaram publicamente a retirada da Síria e também os Senadores Republicanos, que têm tradicional ligação com os militares; a maioria dos Senadores foi militar em algum momento da vida.
Esse desagrado se projeta no círculo e nas famílias dos militares, dos que prezam o papel civilizatório dos EUA no mundo, dos que querem conter a influência geopolítica russa. Mais ainda, há uma parte de americanos, cada vez maior, que veem que Trump sempre que erra BENEFICIA PUTIN, parece não ser mais uma coincidência. Sua linha dura com a China fez os chineses virarem seu foco para uma maior integração com a economia russa, daí saindo o maior acordo energético do século até hoje, o ACORDO DO GÁS SINO RUSSO.
Esse acordo, que implica na construção do gasoduto de grande porte mais longo do mundo, o valor do acordo passa de UM TRILHÃO DE DÓLARES, tornando a China autossuficiente em energia sem precisar de navios, portanto ficando imune a um bloqueio de suas costas, o que a tornará mais ousada no seu projeto de expansão geopolítica no Mar do Sul da China, zona estratégica para os EUA porque, a partir desse espaço, se protege o Japão e a Coreia do Sul. A partir da China também se garante independência energética à Coreia do Norte, um de seus pontos vulneráveis.
MAS, O QUE É MAIS IMPACTANTE, o Acordo do Gás Sino Russo garante um FLUXO DE DIVISAS fundamental para a Rússia, hoje o ponto fraco da economia russa. Trump cometeu erros e atos que só beneficiam a Rússia e Putin à custa do peso geopolítico dos EUA no mundo.
O livro de Joy Ann Reid tem um título apropriado, esse é o homem que vendeu a América.
Veremos se essa compreensão será suficiente para jogar esse nefasto personagem para o limbo da História, de onde nunca deveria ter saído.  -  (Fonte: Aqui).

Nenhum comentário: