sábado, 21 de abril de 2018

TIRADENTES ZERO


- Noite de sábado, 21 de abril de 2018.

- Sim, e daí?

- É que até há pouco eu estava a aguardar que a mídia brasileira louvasse, mesmo que numa notinha de canto de página, mesmo que numa referência en passant pelas TVs, o Mártir da Independência. Mas, estamos quase no final do dia historicamente dedicado a ele, e nada. Silêncio sepulcral.

- Cara, o Lula está preso, vítima de um dos mais movediços, questionáveis e traumáticos processos da História do Brasil, e você acha de vir com esse papo de Tiradentes?! Não seja ingênuo! Não percebeu que falando em Tiradentes a mídia estaria criando um link com o ex-presidente? Anota aí: Lula está anulado pela mídia, meu amigo. Não existe, por decreto midiático irrecorrível! Mídia dixit!

................
Depois do edificante diálogo acima, vale transcrever trecho da sentença condenatória (aqui) que determinou o enforcamento/esquartejamento de Joaquim José da Silva Xavier em 21 de abril de 1792:

"... Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier por alcunha o Tiradentes Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas publicas ao lugar da forca e nella morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Villa Rica aonde em lugar mais publico della será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregados em postes pelo caminho de Minas no sitio da Varginha e das Sebolas aonde o Réu teve as suas infames práticas e os mais nos sitios (sic) de maiores povoações até que o tempo também os consuma; declaram o Réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, e os seus bens applicam para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Villa Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados e no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infamia deste abominavel Réu...". 

Nenhum comentário: