quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FORA DO CELULAR NÃO HÁ SALVAÇÃO


Minha vida sem meu celular ou: Dos males que a modernidade líquida provoca

Por Sebastião Nunes

O cara encostou o berro na minha cara e disse:


        – O celular ou tá morto!
        – Tô morto – respondi pro cara, abrindo a camisa e exibindo o peito magro.
        Sem nem olhar pra minha cara, o cara mandou uma porrada na minha cabeça com o cabo do berro.
        Caí vendo estrelinhas, como mandavam os quadrinhos antigos. Estrebuchei, como relatam os BO da vida. Cumprido o ritual da babaquice, apaguei.
        Foi só acordar e tentei pegar o celular. Cadê?
        – Cadê meu celular? – gritei. – Quem tirou meu celular daqui?
        Então olhei em volta e estranhei: não estava na minha cama. Nem no meu quarto. Aquilo parecia uma enfermaria de hospital, nossa!
        – Que é que tô fazendo aqui? – berrei. – Que foi que aconteceu comigo?
        Tateei debaixo do travesseiro e nada da porra do celular. Comecei a tremer e a suar frio. Isso não podia estar acontecendo. Meu celular – cadê meu celular?

EXPLICANDO DIREITINHO
        – A polícia te deixou na portaria, cara – disse um cara que entrou correndo.
        Olhei o cara. Olhei meus braços. Nenhuma ferida. Sangue nenhum. Só barro.
        – Cadê meu celular, cara? – perguntei ao cara em pé do meu lado.
        – Não sei de celular nenhum, cara – disse o cara. – Você foi entregue desmaiado lá na portaria. Os guardas te deixaram lá. Eu sou só enfermeiro.
        – Sem meu celular, cara?
        – Parece que sim. Quando o plantonista mandou te internar não vi celular nenhum. Você não tinha nada, cara. Só a roupa do corpo. Nem sapato tinha, cara.
        – Mas eu não posso ficar sem meu celular, cara – eu disse pro cara. – Meu celular é minha vida. Preciso falar com as pessoas. Preciso saber das notícias. Preciso...
        – Mas eu não sei de nada, cara – disse o enfermeiro. Você entrou ontem de noite. Tá aqui a hora no boletim, ó: vinte e três e quarenta e cinco. Tinha um galo enorme na sua testa e um pouquinho de sangue seco. Fiz um curativo e te deixei dormindo.
        – Mas o que é que eu faço sem meu celular, cara? – perguntei de novo, suando frio e tremendo. – Tô passando mal. Tô muito doente.
        – O plantonista disse que foi só uma pancada. Fizeram um pacote de exames e não acharam nada. Cérebro perfeito. Crânio também. Você não tem nada, cara.
        – Mas estou passando mal, cara – disse eu. – Exijo meu celular. Preciso falar com as pessoas. Preciso saber das notícias. Devolve meu celular, cara!

LOUCO FURIOSO, CARA!
        Chegou o médico de plantão e parou do meu lado. Sorrindo.
        – E aí, cara? – perguntou ele. – Tudo bem com você?
        – Quero meu celular – respondi. – Tô passando mal. Preciso me comunicar com as pessoas. Preciso saber notícias do mundo. Não vê que tô muito doente?
        – Você não tem nada, cara – disse o médico, ainda sorrindo. – Te examinamos dos pés à cabeça. Fizemos todo exame de rotina. Você não tem nada.
        – Mas é claro que tenho, cara! – gritei, sentando na cama. – Ou devolvem meu celular ou quebro tudo aqui. Olha que eu quebro.
        O médico olhou o enfermeiro. O enfermeiro olhou o médico. Os dois ficaram um tempo olhando um pra cara do outro.
        Não aguentei mais e pulei da cama.
        – Quero meu celular agora! – gritei de novo. – Se não devolverem agora quebro tudo num instante e vou embora. Devolvam meu celular!
        – Você deve ter sido assaltado, cara – disse o médico. – Vamos te dar um sedativo pra você dormir mais um pouco. Quando acordar...
        Dei um soco na cara do médico e saí gritando entre as camas.
        – Roubaram meu celular! Devolvam meu celular! Estou muito doente e preciso falar com as pessoas! Estão querendo me matar de solidão aqui dentro!
        Dois caras enormes vieram correndo não sei de onde e me agarraram.
        – Me larga! – gritei tentando me livrar deles. – Devolvam meu celular agora!
        Os dois caras me derrubaram na cama e me viraram de bunda pra cima.
        – Parem com isso, seus ladrões! Devolvam meu celular!
        Senti a agulha me espetando a bunda e gritei mais alto.
        – Devolvam meu celular, seus ladrões! Exijo meu celular de volta. Estou passando muito mal. Vocês querem que eu morra aqui, é? Sem celular e sem comunicação?
       
ACORDANDO AOS POUCOS
        Abri os olhos e o mundo rodou. A cama, as paredes, o teto. Tudo rodou. Fechei os olhos. Enfiei a mão debaixo do travesseiro e levei um susto: cadê meu celular?
        – Cambada de ladrões! – gritei bem alto. – Cadê meu celular?
        Tentei me levantar mas não pude. Estava preso à cama. Amarrado. Olhei em volta. Das camas próximas uns caras me encaravam, meio que sorrindo.
        – Viram quem furtou meu celular? – Perguntei me virando para a direita e para a esquerda. – Estou muito doente mesmo. Vou acabar morrendo aqui. Vejam como tô tremendo e suando. Me ajudem pelo amor de Deus! Eu quero meu celular de volta.
        Os dois vizinhos olharam para o teto: nem aí para a minha desgraça.
        – Só tem ladrão neste hospital! – berrei de novo. – Devolvam meu celular, seus ladrões. Preciso falar com as pessoas. Preciso me comunicar com o mundo!
        Apaguei de novo. Os caras não deram a mínima. (Aqui).

Nenhum comentário: