terça-feira, 20 de setembro de 2016

O QUE VAI NA IMPRENSA FRANCESA


Dilma Rousseff sem amarras

Leneide Duarte-Plon, de Paris, para Carta Maior

Uma boa entrevista é o encontro de um bom entrevistador com um entrevistado que tem o que dizer e pode expressar tudo o que pensa. Essas condições foram reunidas neste fim de semana.

Na sua melhor e mais recente entrevista à imprensa francesa, Dilma Rousseff deixou de lado as meias palavras e fez uma balanço de seu governo com altivez, sem deixar de fazer um mea culpa. 

Ela falou à revista « L’Humanité Dimanche », semanal do jornal comunista « L’Humanité », que teve a capa inteiramente tomada pela foto da ex-presidenta e pela chamada para a entrevista de cinco páginas : « Temer e seu governo são ilegítimos, golpistas e usurpadores ».

Porque já foi afastada do posto obtido por mandato popular, a ex-presidenta pode agora dizer tudo o que pensa. No balanço de seu governo, admitiu e lamentou erros mas também reivindicou acertos.

Falando à jornalista francesa Anne Vigna, que a entrevistou pouco antes de sua mudança para Porto Alegre, a presidente nunca pareceu tão à vontade para dizer o que pensa do atual regime, violento contra manifestações pacíficas :
 
« Quando estamos em um caso de ruptura democrática, de golpe de Estado, a tendência é reprimir as manifestações. Quando estava na presidência, houve centenas de manifestações contra mim e jamais houve repressão porque eu não me sentia incomodada por essas manifestações. Mas os golpistas se sentem atacados quando são chamados de golpistas. » Ela contou o caso de uma jovem que perdeu um olho por agressão policial numa das manifestações.
 
Por que chamar um processo de impeachment de golpe de Estado parlamentar ? A ex-presidenta explica :
 
« São forças que se uniram a serviço da oligarquia. O objetivo dessa aliança entre as oligarquias tradicionais, a mídia – no Brasil somente 5 famílias controlam a maior parte da mídia  - e os que perderam 4 eleições seguidas para o Partido dos Trabalhadores, era o poder. Como eles não têm votos, só podem tomar o poder de maneira ilegal », explicou didaticamente.
 
Quanto a seus erros, Dilma Rousseff lamentou dois principais : a escolha de parceiros que a traíram (ela não menciona o nome do vice-presidente) e a exoneração fiscal concedida a empresários « que não criaram empregos nem investiram ». 
 
O leitor francês vai imediatamente fazer uma comparação com François Hollande, que deu 40 bilhões de euros de exoneração fiscal a empresários franceses que, contudo, não fizeram o esperado: criar empregos com esse presente monumental.
 
Honestidade
 
Do seu legado, Dilma ressalta a retirada do Brasil do mapa da fome, feito pela ONU :
 
« Tenho orgulho de ter participado da erradicação da miséria e da fome ». 
 
A ex-presidenta detalhou o programa para leitores que podem ignorar totalmente a situação social do Brasil. Ressaltou que como no programa Minha Casa, Minha Vida, explicado em detalhes, na bolsa família a mulher é quem é considerada a responsável para receber os benefícios. 
 
A primeira mulher presidente do Brasil se mostrou orgulhosa dos avanços obtidos pelas mulheres em seu governo e citou, entre outros, a Petrobras, presidida pela primeira vez por uma mulher. 
 
Como era de se esperar, foi honesta ao admitir que membros do seu partido cometeram irregularidades:
 
« No escândalo de corrupção na Petrobras, foi provado que membros do Partido dos Trabalhadores estavam implicados e eles estão pagando por isto. Mas o PT não foi o único implicado. Contudo é o único que vem sendo punido ». 
 
Dilma Rousseff lembrou o que muitos brasileiros parecem esquecer :
 
« Esta investigação avançou porque o presidente Lula e eu criamos leis que permitiram o combate à corrupção. Se a lei é a mesma para todos, os outros partidos devem ser também investigados porque é evidente que este escândalo não diz respeito apenas ao Partido dos Trabalhadores ».
 
Soberania ameaçada
 
Cortes no orçamento, reforma da aposentadoria e privatizações não podiam deixar de estar presentes na entrevista. 
 
Ela comenta todos os retrocessos já efetuados na educação, na saúde e as próximas medidas que visam a modificar as regras da exploração das reservas de petróleo do pré-sal.
 
« Pensamos que todos os países devem proteger sua integridade territorial e manter o controle de seus recursos naturais que fazem parte de seu patrimônio. Somos, claro, contra a privatização da Petrobras ».
 
Para ela, a redução das desigualdades num dos campeões do mundo tem que ser uma política de Estado. Dilma explica:
 
“Temos cada vez mais consciência de que a globalização não pode ser o regime no qual os que ganham são 0,5% a 1% da população. Hoje, o mundo toma consciência de que isso precisa mudar ou caminharemos para soluções 'problemáticas', com a extrema direita avançando em diversos países».
 
O avanço das ideias conservadoras no Brasil, a  homenagem em votação pública no Congresso a um ex-torturador, a defesa da volta dos militares ao poder, a herança escravocrata do Brasil que levou à criação da política de cotas, as críticas aos aeroportos cheios de pessoas que nunca tinham viajado de avião. A ex-presidenta traçou um amplo panorama do Brasil para os leitores.
 
No  final, Dilma Rousseff  abre uma janela de esperança : 
 
“Todas as mudanças realizadas revolucionaram o Brasil e, por isso, tenho certeza de que a população que adquiriu novos direitos não vai aceitar facilmente os recuos sociais, políticos, econômicos que estão sendo anunciados. Vai haver muitas lutas no Brasil. Tenho certeza”. (Aqui).

Nenhum comentário: