quarta-feira, 28 de setembro de 2016

JURISTA JUAREZ TAVARES SERÁ OBSERVADOR NO PLEBISCITO DO ACORDO COLÔMBIA FARC


Acordo de paz Colômbia/Farc: jurista Juarez Tavares honra Direito brasileiro

Do Jornal GGN

O acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, depois de 52 anos de conflito, vai ter um brasileiro entre os observadores no plebiscito que vai referendar o ato, . O professor titular da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), Juarez Tavares, foi o escolhido. Tavares é um dos grandes nomes do Direito Penal no Brasil e é também professor visitante na Universidade de Frankfurt, Alemanha.
O acordo de paz foi assinado em Cartagena das Índias e reuniu autoridades do mundo todo. Com o acordo, põe-se fim ao último conflito armado da América Latina e um dos mais longos. A paz irá chegar após três anos de negociações entre governo e rebeldes realizados em Havana.
O jurista Juarez Tavares, por ser signatário do manifesto dos juristas contra o impeachment, foi alvo de críticas e tentativas de assassinato de reputação. Seu livro "Teoria do Crime Culposo" foi elogiado por Claus Roxin, o maior penalista da atualidade (Nota deste blog: 'pai' da Teoria do Domínio do Fato, que, segundo ele próprio, foi distorcida por acusadores brasileiros na AP 470). Outro livro de Tavares, "Teoria do Injusto Penal", recebeu prefácio de Hassemer, um dos maiores juristas do mundo no âmbito de filosofia do direito penal.
Este convite vem confirmar a importância do trabalho desenvolvido pelo jurista e professor Juarez Tavares. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: