domingo, 27 de dezembro de 2015

A FORMAÇÃO ECONÔMICA DO MINISTRO DA FAZENDA


A escola de Economia do ministro Nelson Barbosa

Por André Araújo

Poucos analistas na imprensa tradicional se debruçam sobre a escola de Economia onde um novo ministro se formou. Trata-se de informação importantíssima. Dos anos formativos saem muitas das ideias que embasarão a política econômica do novo comandante do ministério da Fazenda.
A NEW SCHOOL FOR SOCIAL RESEARCH - O Ministro Nelson Barbosa é pós-graduado em Economia em uma instituição única no espectro universitário americano, não há outra igual. É a lendária escola dos anti-sistema, dos fora do "mainstream" do "economics" típico americano...
A New School é contestadora do mainstream na sua origem iconoclasta e desafiadora dos modelos bem pensantes. Optou por uma outra visão da sociedade e da economia, sem ser marxista, mas de ampla visão social no sentido americano de "liberal", quer dizer, anti-conservador - no Brasil seria progressista.
Criada em 1919 por pensadores ousados fora do espectro conservador, sua grande corrente formativa veio nos anos 30 com os refugiados do nazismo, que chegaram a um de seus alicerces, a Universidade no Exílio, experimento que trouxe Hanna Arendt, Harold Laski (fundador e presidente do Labour Party inglês), Thostein Veblen, Albert Hischmann, Erich Fromm, Elsie Parsons, Roscoe Pound, Erwin Piscator (teatrólogo).
O conceito da New School foi reproduzido na França em reação ao colaboracionismo na Ecole Libre des Hautes Etudes, também escola aberta e fora do ranço academicista pesado no qual a França ainda se acorrentava em 1946.
A New School for Social Research é uma universidade completa, que funciona em Nova York em muitos prédios separados, não tem a estrutura clássica do "campus" americano, é uma escola dentro da cidade e que interage com ela.
O campo de estudo da economia seria o que se poderia dizer academicamente completo e abrangente mas o "flavor", o tempero é keyneisiano, o que no Brasil se chamaria "padrão Unicamp" e nunca "PUC Rio".
O ambiente da New School é inteiramente aberto a ideias, atrai novas ideias - escrevi meu livro Moeda & Prosperidade usando as estantes de suas várias bibliotecas. A New School tem um centro de estudos econômicos excelente, o CEPA (Center for Economic and Political Analysis) com uma massa de documentação fantástica.
O lastro intelectual absorvido pelo Ministro Barbosa na New School (desde 2005 chama-se apenas The New School) é promissor porque traz a riqueza intelectual geral dos EUA mais uma visão europeia progressista que vem dessa onda de refugiados do Terceiro Reich e que transportaram seu conhecimento acumulado para Nova York e lá fecundaram essa magnífica  e generosa escola, onde 74% dos alunos são bolsistas.
Há uma diferença gritante entre a bagagem adquirida por Joaquim Levy na Universidade de Chicago e a de Nelson Barbosa na New School, como água e vinho.  Curiosamente, ambas, Chicago e New School, existem em boa parte por causa das generosas contribuições da Fundação Rockefeller.
Que o Ministro Barbosa seja uma boa surpresa, inclusive para o mercado. Não é porque a New School é progressista que despreza o mercado, muito ao contrário, respeita-o e lhe dá o devido lugar, mas SEM EXAGEROS. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: