terça-feira, 11 de agosto de 2020

PUTIN LANÇA A PRIMEIRA VACINA CONTRA A COVID-19 E DIZ QUE SUA PRÓPRIA FILHA FOI VACINADA

.
O presidente russo Vladimir Putin anunciou em 11 de agosto que seu país registrou a primeira vacina contra o coronavírus do mundo
................
Nota Incidental:
A vacina (aparentemente precipitada, frise-se) será aplicada massivamente a partir de outubro, e se chama Sputnik-5. Algo a ver  
com o satélite Sputnik-1, lançado pela antiga URSS em outubro de 1957 e que marcou o início da era espacial?


No 247:
O presidente da Rússia anunciou o registro da primeira vacina contra a Covid-19. O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que a droga mostrou eficácia e segurança. A própria filha do presidente foi vacinada.

A vacina, criada artificialmente sem nenhum elemento do coronavírus em sua composição, está na forma liofilizada e representa um pó para preparar uma solução administrada por via intravenosa, informa a RT.
Ao anunciar que uma das suas filhas tomou a vacina contra o coronavírus, Vladimir Putin disse que "a vantagem dessa vacina é que ela é baseada em adenovírus humanos. Trabalha com mais precisão, cria uma imunidade forte”. 
Putin especificou que a vacinação da população deve ser realizada exclusivamente de forma voluntária, acrescentando que espera que a produção em massa do medicamento comece em breve.
O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, afirmou que a vacina será produzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e pela empresa Binnofarm.
Nesse contexto, declarou que seus ensaios clínicos continuarão, nos quais participarão milhares de pessoas. “Os desenvolvedores da vacina prepararam os documentos para a realização de futuras investigações clínicas com a participação de vários milhares de pessoas. Para a vigilância rápida do estado de saúde dos vacinados e o controle de eficácia e segurança, o Ministério da Saúde da Rússia cria um contorno digital exclusivo que permite o monitoramento da segurança e qualidade dos medicamentos em todas as fases do ciclo de vida", disse Murashko.  -  (Aqui).

................
.O Que Se Sabe Sobre a Vacina Russa e Por Que Ela Desperta Dúvidas:
Veja na coluna 'Viva Bem' do UOL desta data  -  Aqui.

.O governo do estado do Paraná se reunirá amanhã com o embaixador russo no Brasil para definir um possível acordo com a Rússia para uma parceria em uma vacina contra a covid-19.  -  Aqui.
................

Putin deixa o negacionismo e arrisca com seu momento Sputnik
."Se funcionar, apesar do atropelo nos testes, vacina russa contra covid-19 causará incômodo político no Ocidente" - Igor Gielow.

"Desde que anunciou, no fim de julho, que iria aprovar uma vacina para a Covid-19 sem completar os passos usuais de segurança, a reação mundial variou de desprezo a mero ceticismo. (...)."  -  (Para continuar, clique Aqui).

Nenhum comentário: