sábado, 22 de agosto de 2020

ÂNGELA MERKEL DIZ TER 'SÉRIAS DÚVIDAS' SOBRE ACORDO COM MERCOSUL

.
"Há fortes dúvidas de que possa ser aplicado dentro do espírito pretendido, em vista dos acontecimentos atuais, com as enormes perdas florestais observadas", afirmou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.
................
Deste Blog: 
Alemanha e Noruega sustentam o Fundo Amazônia, criado há mais de 10 anos e responsável pela maior transferência de recursos do mundo, entre países, para preservação de florestas. Os dois países respondem por cerca de 98% dos recursos, que ultrapassaram 4 (quatro) bilhões de Reais desde a sua criação, financiando projetos de pesquisa e geração de emprego e renda com redução do desmatamento nas áreas beneficiadas. De início, o governo brasileiro esnobou o Fundo,'troçando' o programa, mas agora dá sinais de mudança: instalou recentemente  comissão, presidida pelo vice-presidente Hamilton Mourão, para tentar atenuar a degradação ambiental. 
Eis que agora a Alemanha se mostra reticente até mesmo em relação ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.



Ag. ANSA / 247:
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, tem "sérias dúvidas" sobre a possibilidade de implementar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os países sul-americanos do Mercosul devido à emergência na Amazônia em razão do aumento do desmatamento.
A informação foi revelada nesta sexta-feira (21) pelo porta-voz do governo, Steffen Seibert. "Há fortes dúvidas de que possa ser aplicado dentro do espírito pretendido, em vista dos acontecimentos atuais, com as enormes perdas florestais observadas", explicou.
Segundo o alemão, Berlim está acompanhando o desmatamento e as queimadas na floresta brasileira "com grande preocupação" e está "cético".
A UE e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) assinaram o acordo de livre comércio em 2019, após 20 anos de negociações. Para entrar em vigor, porém, ele precisa ser ratificado por todos os parlamentos do bloco, o que ainda não ocorreu.
Recentemente, a Áustria e a Holanda rejeitaram o tratado na versão atual. Já Bélgica, França, Irlanda e Luxemburgo também estão resistentes.
(Ante)ontem (20), segundo relatos, Merkel teria conversado sobre o acordo UE-Mercosul com ativistas pelo clima, sob a liderança da jovem sueca Greta Thunberg. No entanto, Seibert não comentou a notícia de que a chanceler alemã teria confirmado que não assinaria o documento. "Não comento conversas privadas", disse.
O porta-voz do governo alemão apenas lembrou que o texto atualmente está sendo submetido a uma revisão técnica e jurídica. Além disso, ele está na etapa de tradução para todas as línguas oficiais da UE, antes de ser encaminhado para aprovação do Conselho Europeu. Somente a partir disso que será iniciado o processo de ratificação  -  (Aqui).

Nenhum comentário: