sexta-feira, 28 de agosto de 2020

GLOBO PRESSIONA STF A MANTER LULA SEM DIREITOS POLÍTICOS


No Brasil 247:
Ainda que Jair Bolsonaro diga ter vontade de "encher a cara de porrada" de um jornalista do Globo, ao ser questionado sobre os depósitos de Fabrício Queiroz na conta de Michelle Bolsonaro, o jornal O Globo, da família Marinho, mantém-se na mesma posição de força antagônica à restauração democrática no Brasil.
Em editorial publicado nesta sexta-feira, intitulado, Segunda Turma do STF desfalcada prenuncia retrocesso na Lava-Jato, O Globo pressiona o Supremo Tribunal Federal a não julgar a suspeição do ex-ministro Sergio Moro, o que manteria o ex-presidente Lula sem os seus direitos políticos.
"O processo de Lula contra Moro, na Segunda Turma, já recebeu votos de Cármen e Fachin, contra o pedido para anular a condenação no caso do tríplex do Guarujá. Gilmar pediu vista. Responsável pela pauta, cabe a ele decidir se recoloca o processo em julgamento sem Celso, o que provavelmente garantiria o resultado pró-Lula. Ou se espera a substituição do ministro. Não se deve esquecer o sólido conjunto de provas contra o ex-presidente", escreve o editorialista.
"Embora não seja mais possível nesse processo, o ideal seria que casos críticos fossem levados ao plenário, para haver um debate mais robusto. O que está em jogo no STF vai além do futuro de Lula e do xadrez eleitoral. Será julgada a capacidade do Estado e da sociedade de enfrentar com a necessária energia a corrupção em suas diversas formas e estágios", aponta ainda o texto.  -  (Aqui).

................
Vamos por partes - lembrando, previamente, que este Blog se mantém irredutível na defesa das garantias/direitos alinhados na Constituição Federal, e que a Segunda Turma do STF, em sessão recente, decidiu inocentar empresário injustamente condenado por Sérgio Moro, e o TRF-4 seguiu caminho idêntico relativamente a um outro, pelo mesmo ex-juiz quando condutor do processo atinente à operação Banestado. Ou seja, o sinal ficou vermelho para os oponentes do ex-presidente:

."Não se deve esquecer o sólido conjunto de provas contra o ex-presidente". - Sólido conjunto? Que provas? Quem as apresentou? (O bom para os editorialistas é que eles não precisam fundamentar os argumentos que apresentam em defesa de suas afirmações).

."O processo de Lula contra Moro, na Segunda Turma, já recebeu votos de Cármen e Fachin, contra o pedido para anular a condenação no caso do tríplex do Guarujá." - Uma vez que os julgadores têm a prerrogativa de modificar seus votos, quem sabe o editorialista não esteja a 'confessar' o receio de que Cármen Lúcia e Fachin, diante dos últimos acontecimentos, o venham a fazer, se lhes aprouver?

."Será julgada a capacidade do Estado e da sociedade de enfrentar com a necessária energia a corrupção...". E quanto ao enfrentamento das arbitrariedades, nada? 

Nenhum comentário: