sábado, 19 de outubro de 2013

55º JABUTI


Prêmio Jabuti desclassifica livro de contos de Sérgio Sant'Anna

O conselho curador do Prêmio Jabuti decidiu, na manhã desta sexta-feira (18), desclassificar o livro "Páginas sem Glória" (Companhia das Letras), de Sérgio Sant'Anna, anunciado ontem como o vencedor na categoria contos e crônicas da tradicional premiação literária.

A decisão ocorreu após o questionamento de um editor, que lembrou que a obra inclui um conto, "Entre Linhas", publicado originalmente na antologia "A Literatura Latino-Americana do Século 21" (Aeroplano, 2005), organizada por Beatriz Resende. Pelas regras da premiação, podem concorrer ao prêmio somente antologias compostas integralmente por textos inéditos publicados no Brasil.

Com a desclassificação, o livro "Diálogos Impossíveis" (Objetiva), de Luiz Fernando Verissimo, assume o primeiro lugar na categoria. O livro inclui textos publicados anteriormente na imprensa, mas a regra do Jabuti considera, no quesito ineditismo, apenas textos publicados em obras "às quais tenham sido atribuídos ISBN e ficha catalográfica", o que não é o caso da publicação em jornal.

O volume "Aquela Água Toda" (Cosac Naify), de João Anzanello Carrascoza, passou da terceira para a segunda colocação, e "Cheiro de Chocolate e Outras Histórias" (Nova Alexandria), de Roniwalter Jatobá, assumiu o terceiro lugar.

Apenas o primeiro colocado recebe R$ 3.500 e pode concorrer ao grande prêmio de livro do ano de ficção, no valor de R$ 35 mil. O segundo e o terceiro colocado recebem troféus. (Fonte: aqui).

................
A lista dos ganhadores do 55º Jabuti está aqui.

Nenhum comentário: