domingo, 11 de abril de 2021

MERVAL ATACA GRUPO PRERROGATIVAS E RENOVA PRESSÃO PARA SALVAR MORO E RETIRAR LULA DAS ELEIÇÕES


No 247:
O jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo, voltou a usar sua 
coluna deste domingo com dois objetivos: pressionar o Supremo Tribunal Federal para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não dispute as eleições presidenciais de 2022 e também tentar salvar o ex-juiz Sérgio Moro, condenado por parcialidade pelo Supremo Tribunal Federal. De quebra, Merval também atacou o grupo Prerrogativas, coordenado por Marco Aurélio de Carvalho.

"O ministro Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), levou à luz uma discussão jurídica que os criminalistas que defendem condenados na operação não gostariam de reabrir. O 'Prerrogativas', ou 'Prerro' para os íntimos, formado por advogados criminalistas que se julgam proprietários da verdade jurídica, reagiu com rispidez a uma entrevista que Fachin deu à revista Veja, como se ele anunciasse 'uma manobra com objetivos políticos'”, escreveu Merval.

"A possibilidade de que o ex-juiz Sérgio Moro venha a ser reconhecido insuspeito pela maioria do plenário do Supremo parece assustar esses advogados", escreveu o colunista do Globo. Sobre uma de duas colunas recentes, Merval escreveu: "na sequência da coluna, especulei sobre a possibilidade de o próprio Fachin votar contra seu relatório, já que disse na sua decisão que a tomava para obedecer à maioria, mas que divergia pessoalmente". Neste caso, Moro voltaria a ser o juiz competente para julgar o caso Lula e o plenário também poderia anular a sua suspeição – o que seria mais um golpe contra a democracia brasileira.    

Desde que o grupo Globo se aliou à força-tarefa de Curitiba, o Brasil empobreceu, perdeu mais de 4,4 milhões de empregos, segundo o Dieese, e o modelo de exploração do pré-sal foi alterado, para favorecer as petroleiras internacionais e os acionistas privados da Petrobrás. Saiba mais no documentário "Delgatti, o hacker que mudou a história do Brasil": (Clique Aqui).

....
Dica de Vídeo:
.Advogado Kakay se manifesta
a propósito de Merval ............................ Aqui.

................

- II -

(Um Dos Posts Que Podem Ter Irritado O Senhor Merval:)
Marco Aurélio de Carvalho Reage à Manobra de Fachin Que Tenta Revogar Suspeição de Moro


O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, reagiu à fala do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin desta sexta-feira (9) sobre uma "manobra" para revogar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no plenário do Supremo.

Fachin falou em utilizar o julgamento sobre a incompetência da 13a Vara Federal de Curitiba para tornar sem efeito a declaração da suspeição de Moro pela Segunda Turma.   

Segundo Carvalho, esta seria a desmoralização da Corte e uma tentativa de “politizar um tema essencialmente técnico". "Nenhuma manobra com objetivos políticos pode ser aceita. Seria a desmoralização plena da Corte… eleições devem ser disputadas nas urnas".     

"O julgamento sobre a já conhecida e declarada incompetência de Sérgio Moro, pautado para dia 14, não poderá, em nenhuma circunstância, promover a perda de objeto do julgamento já realizado pela Segunda Turma do Supremo sobre a criminosa suspeição de Sérgio Moro", declarou.(...)  -  (Aqui).

................

Entreouvido nos bastidores políticos tupiniquins:  "O jornalista exercita parcialidade notória há décadas, não causando, em decorrência, o menor espanto ou indignação suas criativas e arquitetadas 'propostas'. Já o ministro, em face do alentado histórico em que figura como personagem criador de 'portas de saída de emergência', mais dia, menos dia, vai deixar cair a ficha e se declarar suspeito relativamente ao ex-presidente."

Nenhum comentário: