quarta-feira, 21 de abril de 2021

UM LIVRO PARA ENCARAR DE FRENTE A REALIDADE BRASILEIRA


"Nessa 3ª (20.abr.2021), em live às 18h, ocorreu o lançamento oficial do livro Xal. A história de Adriana Graças Pereira, de menor abandonada a líder de rebelião em presídio, é um dedo na maior ferida brasileira. Uma ferida que é de todos nós.

A história de Xal, cuja narrativa em primeira pessoa eu ajudei a colocar em forma de livro, personifica de forma crua e chocante o resultado de um país que não dá a menor oportunidade a maior parte da sua gente. E depois não entende e receia o crescimento desenfreado da marginalização.

Xal faz parte das estatísticas que mostram a exclusão social e a violência brasileiras em níveis absurdos, mas faz os números ganharem o drama, a cor e a feição da vida em carne e osso. Abandonada desde a infância, Adriana-Xal foi jogada de um abrigo para outro até completar a maioridade, quando passou a ser problema do sistema penal.

Com outras crianças, dormia na areia da praia, mais quente que os abrigos. Foi estuprada aos 11 anos de idade na Casa da Criança, em Santos. Só foi aprender a ler e escrever perto dos 30 anos de idade. Pariu um filho na calçada, tendo o crack como anestesia.

Nunca foi, exatamente, socializada. O que aprendeu foi na rua, e não pelo sistema. Aprendeu tudo, na verdade, contra o sistema, ou para se defender dele.

Seu mundo, em que 200 presas ocupavam o lugar de 60 e ir ao médico era por sorteio, é uma selva apartada ou paralela do que consideramos não o Brasil, como a própria civilização.

Só que esse problema é de todo mundo, porque essa selva cresce e se fecha ao redor dos bolsões civilizados, penetrando e aos poucos tomando conta de tudo.

A vida desses brasileiros excluídos não chega nem perto da busca pelo emprego, pela casa, pelo conforto em família. É pura luta elementar pela sobrevivência – matar ou morrer.

É a barbárie, que deixamos solta graças ao desastre do nosso sistema assistencial, educacional e penal. O desastre que reflete a própria sociedade brasileira.

Xal é uma história única, mas é também amostra da história de muitos, uma crise que vai ganhando tamanho, ainda mais depois da pandemia – pá de cal infeliz da história nas poucas esperanças que já tínhamos de redução da miséria.

Ela está na periferia favelizada das metrópoles, na superlotação dos presídios, na tragédia do Judiciário, no estresse social que só vai se agravando. E está cada vez mais à nossa porta, quando colocamos o pé na calçada.

O livro, porém, mostra uma saída. Neste momento em que o medo da violência favorece a reação daqueles que acreditam somente na repressão violenta contra o crime, a trajetória de Xal mostra como a vida desses brasileiros, que são a maioria, pode mudar com humanidade e trabalho.

O brasileiro marginal não é uma ameaça à sociedade. É a sociedade que abandona os seus a maior ameaça a si mesma.

Um país que exclui e não dá a menor oportunidade de igualdade e de cidadania à grande parte da sua população não é uma democracia. Não é uma nação. Não chega sequer a ser civilização.

A luta tão humana de Xal é um grito de alerta. Desperta a consciência da realidade, a única coisa da qual não podemos nos furtar. E a sua integração à sociedade, encarando a realidade de frente -, em vez de fazermos de conta que nada temos com isso, ou criar um confronto no qual de saída já perdemos -, é um exemplo de como podemos mudar."




(De Thales Guaracy, texto intitulado "Um livro para encarar de frente a realidade brasileira", publicado no Poder 360 - Aqui.

       (Moradores de rua na rua Amaral Gurgel, em São Paulo)

"Um país que exclui e não dá a menor oportunidade de igualdade e de cidadania à grande parte da sua população não é uma democracia. Não é uma nação. Não chega sequer a ser civilização."

Nada mais a acrescentar).

Nenhum comentário: