sábado, 24 de agosto de 2019

SOBRE O CENÁRIO BRASIL AQUI E ALHURES


"(...) O Globo: No atual cenário, é possível dizer que o Brasil vive uma crise diplomática?
Ricupero: 
Mais do que isso, o Brasil vive a mais grave crise de imagem nos últimos 50 anos. Nem no governo militar assistimos um movimento em que todos os noticiários internacionais focalizassem a Amazônia como primeira notícia, com declarações de presidentes, jogadores de futebol, atores de cinema, chefes da ONU. As proporções estão muito altas. Muito deste cenário tem a ver com o posicionamento do governo em relação às críticas internacionais, a forma com a qual comentários negativos são respondidos.

O Globo: É possível reverter a imagem ruim que o Brasil está passando para o exterior?
Ricupero:
 
Acho muito difícil. Depois das diversas declarações do governo, em tom de ataque a países e líderes que pediram soluções para a questão ambiental brasileira, a situação do país no exterior ficou muito complicada. Como o mandato do atual governo ainda tem mais três anos, a não ser por milagre, não vejo possibilidade de recuperação da imagem do Brasil no exterior. (...)."






(De Rubens Ricupero, em entrevista ao jornal O Globo, edição de 23.08, matéria intitulada "Para Ricupero, Brasil deve sofrer represálias e só por 'milagre' consegue recuperar sua imagem" - Aqui

Ricupero é diplomata, jurista e historiador. Foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e embaixador brasileiro na Itália e nos EUA na década de 1990.

Ao que consta, o governo brasileiro endereçou, a seus representantes diplomáticos em cerca de 200 países, cartilha em que estão alinhadas providências a adotar com vistas em reverter os danos infligidos à imagem do Brasil. Missão para lá de árdua).

Nenhum comentário: