terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A INDÚSTRIA DA DELAÇÃO PREMIADA, PARTE 16

.
Permitimo-nos reproduzir o 'lead' da parte 15 da presente série: 
"Muitas abordagens 'blogosféricas' (e poucas da mídia corporativa)  foram feitas sobre o depoimento - com praticamente quatro horas de duração - do senhor Tacla Durán (AQUI) à CPMI da JBS.  Cumpre lembrar que o que se tem sobre a matéria, até o momento, são acusações graves, porém carentes de investigação/comprovação, o que poderia ocorrer num estágio seguinte, a cargo da parte oposta, que, no entanto, se mantém silente desde a data do depoimento, 30 de novembro. É justamente o contrário do que o bom senso e o senso de justiça estão a recomendar: que alguma instância se manifeste. Administradores e fiscais da Lei não poderiam comportar-se de modo indiferente diante de conteúdo tão forte. Nesse sentido, aliás, poderá soar sintomático o fato de o TRF4 haver marcado, para o dia 24 de janeiro próximo, o julgamento do recurso interposto pelo ex-presidente Lula a propósito de sua condenação pelo juiz Sergio Moro...".  -  AQUI.
....
Bem, diante da inércia da grande imprensa e do silêncio de administradores da Justiça e fiscais da Lei, o Jornal GGN e o Diário do Centro do Mundo seguem firmes em seu trabalho de investigação. O resultado mais recente é o seguinte:



Clique AQUI para ver o vídeo produzido pelo repórter Joaquim de Carvalho no post "Zucolotto não dá entrevista e duas pessoas do escritório dele seguem o repórter".

O post mereceu da leitora Cristiane Vieira o seguinte comentário:

"Sorria, você está sendo filmado

Acho que as reportagens sobre esse caso não podem ser feitas pelo jornalista sozinho, e desacompanhado de gravações em áudio e vídeo. Perdem-se registros preciosos de informações - (curiosamente, os brutamontes gravaram!, segundo relato do jornalista). E sua segurança fica sob risco. Pela gravidade do caso e pelo caráter das pessoas envolvidas, suposto pelas acusações que foram feitas, seria interessante, por precaução, planejar as ações com maior previsibilidade e respaldo técnico para gravações, principalmente dos bastidores, e acompanhamento de equipe de apoio. Não devem faltar pessoas que queiram trabalhar pro bono (gratuitamente) nessa tarefa, se necessário. Imagina o que seria ter as imagens do relato do jornalista! Agora, provavelmente não darão a oportunidade. Mas outras surgirão. Estejam preparados!"

(Nota: Outras matérias da série podem ser vistas aqui).

Nenhum comentário: