terça-feira, 8 de setembro de 2015

OCIDENTE: TUDO PELO PETRÓLEO


"- "Tem petróleo na Líbia e no Iraque? Então, vamos nos apropriar dele!" (diz o Ocidente). Não é essa a situação, hoje ? Oitenta por cento dos campos de petróleo do Iraque são hoje controlados pelo Ocidente. O mesmo acontece na Líbia.

- Enquanto isso acontece, a atual estrutura internacional não é aceitável.

- É preciso acabar com esse Conselho de Segurança da ONU de cinco membros. O destino de duzentos países não pode ficar nas  mãos de cinco.

- Do Iraque e da Síria, a Turquia já recebeu, este ano, dois milhões de pessoas."





(De Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, conforme post intitulado 'Quem afogou o menino Aylan Kurdi?', no blog Conversa Afiada - aqui.

Paulo Henrique Amorim, titular do blog, anota, no mesmo post:

"O presidente George W. Bush inventou 'armas de destruição em massa', invadiu o Iraque com a ajuda do New York Times [que 'achou' as armas], destruiu o Estado nacional iraquiano, se apropriou dos poços de petróleo, e criou o Estado Islâmico, a organização terrorista que toma conta de um pedaço do tamanho da Itália na região.
- O presidente Obama, com ajuda humanitária da França e da Inglaterra, derrubou o tirano Khadafi, destruiu o estado nacional líbio, se apropriou dos poços de petróleo, e empurra os refugiados para o cemitério em que se transformou o Mediterrâneo.
 Onde, como lembra o Erdogan, nasceu a 'civilização' ocidental.").

Nenhum comentário: