domingo, 14 de junho de 2015

O ESCÂNDALO DO FUTEBOL E A DISTORÇÃO NA TRANSMISSÃO DE JOGOS


Mudança necessária na TV

Por Mário Augusto Jakobskind

A série de denúncias sobre pagamentos de propinas a diretores da Fifa e ainda o envolvimento da empresa de marketing esportivo de J. Awilla, uma figura com fortes vínculos com a Rede Globo, merecem aprofundamento investigativo. É hora também de investigar o que se passa na cúpula do futebol brasileiro.

Não adianta a maior rede de televisão do país, a Globo, tentar demonstrar que o escândalo não envolve as transmissões exclusivas de partidas de futebol, porque desta vez será impossível que o tema não venha a ser investigado. É um desafio inclusive para a recém-criada Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Antes mesmo de virem à tona os escândalos, inclusive com a prisão na Suíça do cartola José Maria Marin, já se questionava o motivo pelo qual a Rede Globo impunha inclusive os horários das partidas de futebol a serem transmitidas.

Imposição

Por imposição da Rede Globo, partidas do campeonato brasileiro se iniciam depois das novelas da emissora, em um horário incompatível para quem trabalha e tem de acordar cedo no dia seguinte.

O tema necessita de aprofundamento e debate, inclusive é preciso conhecer o que se passa em países vizinhos, como, por exemplo, a Argentina. Por lá, a nova lei dos meios de comunicação, debatida durante pelo menos três anos pela sociedade, resultou na quebra do monopólio de um gigante midiático, como o grupo Clarín, nas transmissões pela TV de partidas de futebol.

Com isso, os direitos de transmissão ficaram sob a responsabilidade da TV Pública, o que resultou em grande avanço para a cidadania apreciadora do futebol.

Monopólio

Houve uma forte oposição de grupos privados que lucravam enormemente com o monopólio de transmissão anterior. Hoje, os aficionados do futebol podem acompanhar as partidas de forma bem mais facilitada do que antes. Venceu, portanto, a democracia.

O que aconteceu por lá deveria servir de exemplo para o Brasil. Mas para que isso aconteça, é necessário, antes de qualquer coisa, que a sociedade brasileira se mobilize e pressione o Legislativo e o Executivo no sentido de pelo menos debater o tema geral das mudanças necessárias na legislação midiática. Só dessa forma as transformações podem ocorrer. (Fonte: aqui).

................
"Por imposição da Rede Globo, partidas do campeonato brasileiro se iniciam depois das novelas da emissora, em um horário incompatível para quem trabalha e tem de acordar cedo no dia seguinte."

Resultado óbvio: A imposição desse horário prejudica o público em geral e impacta negativamente a renda do jogo. Ao que a Rede Globo poderia contrapor: Ora, basta acompanhar em casa pela TV, e se o jogo não for mostrado pela TV aberta o torcedor assinante da TV paga tem à disposição, por um módico valor adicional, o 'pague pra ver' para acompanhar seu time do coração. 

Ao que consta, a CBF prometeu estabelecer, em breve, horário limite para o inicio da transmissão de jogos pela TV: 21:20h.

Nenhum comentário: