quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UM CLÁSSICO DE HITCHCOCK


Festim diabólico

Por Marden Machado

 

Alfred Hitchcock era um diretor que adorava desafios. Quando realizou Festim Diabólico, seu primeiro trabalho colorido, ele decidiu experimentar algo radical: rodar o filme inteiro em plano-sequência, ou seja, sem cortes. Na verdade, existem oito cortes. Porém, eles são tão sutis que a impressão que temos ao assistir ao filme é que eles realmente não existem. A trama, baseada em peça inspirada de Patrick Hamilton, que por sua vez se inspirou em um fato verídico, conta a história de dois jovens brilhantes que estrangulam um colega com uma corda (daí o título original) e escondem o corpo dentro de um baú. Na sequência, chamam um grupo de pessoas, inclusive os pais e a namorada da vítima, para um jantar. Eles querem provar com isso que cometeram o crime perfeito. Philip (Farley Granger) e Brandon (John Dall), cheios de confiança e com um forte sentimento de superioridade, enfrentam até um antigo professor da turma, Rupert Cadell, vivido por James Stewart. Com uma direção milimetricamente objetiva, Hitchcock utiliza tudo em cena para contar sua história. Atores, objetos e cenários auxiliam nessa tarefa e fazem deste Festim Diabólico um capítulo único na filmografia deste genial diretor e na história do cinema.

FESTIM DIABÓLICO (Rope - EUA 1948). Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: James Stewart, John Dall, Farley Granger, Joan Chandler, Cedric Hardwicke, Constance Collier, Douglas Dick, Edith Evanson e Dick Hogan. Duração: 80 minutos. Distribuição: Universal.

................
Eu sempre achei que o plano-sequência efetivamente se havia concretizado; agora vem o Marden e informa: há oito cortes. Diante dessa, o desafio passará a ser o seguinte: apontar as cenas em que Hitchcock aparece em alguns de seus filmes e (novidade) os pontos de corte de Festim Diabólico.

NOTA: Marden informa (veja comentário): os cortes ocorrem a cada dez minutos do filme, aproximadamente. "Os cortes acontecem em portas que se abrem ou nas costas das personagens".

Gracias, amigo.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Dodó. Obrigado pela reprodução da postagem sobre Festim Diabólico. Fiz alguns ajustes no textos, por isso, peço que o amigo o atualize no blog. Quanto aos cortes, basta contar dez minutos de filme aproximadamente. Os cortes acontecem em portas que se abrem ou nas costas das personagens.
Grande abraço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.