domingo, 30 de outubro de 2011

DURA REALIDADE


Grécia em frangalhos, Itália capenga, Espanha com cerca de 22% de desempregados... Os iluminados se inteiram da triste realidade econômica europeia e se desesperam: como é que o Brasil está fora dessa?

É de rachar: o índice de desemprego, de 6%, é o mais baixo desde 2002. As pessoas estão arrumando trabalho, constatam, desolados, os iluminados. Pior: o crédito bancário não arrefeceu e os programas sociais foram e continuam a ser ampliados, realidade que se soma ao fato mais dramático: a elevação real do valor do Salário Mínimo. Em plena crise mundial! Que absurdo!

Eis aí as razões maiores da saída do Brasil do buraco. Se tal não tivesse ocorrido, o país estaria fazendo companhia aos europeus falidos. Lamentam os iluminados: pena que o Brasil não tenha seguido a receita ortodoxa, em 2008, quando do estouro da crise financeira mundial: retração de investimentos, congelamento ad eternum dos salários, fechamento das torneiras do crédito pelos bancos em geral, enxugamento radical da máquina estatal (o decantado Estado Mínimo) e escancaramento total do mercado (o idolatrado Livre Mercado). Mas não. Que lástima!

Pra completar, agências noticiam hoje que, diante da crise que abala os países desenvolvidos, o Brasil, em situação positiva, passará em 2011 à 6ª posição no ranking mundial. Pode um negócio desse?!!

Ilustração: Nani.

Nenhum comentário: