domingo, 9 de outubro de 2011

BBC, QUESTÃO DE TEMPO


BBC deixa de usar aC e dC; jornal do Vaticano reage


As emissoras de TV e de rádio da BBC (British Broadcasting Corporation) deixaram de usar as abreviaturas aC (antes de Cristo) e o dC (depois de Cristo) como referências históricas, substituindo-as, na tradução para o português, por "antes da era comum" e "era comum".

A BBC informou que decidiu pela mudança por se tratar de uma empresa ligada ao Estado, que é laico, e também em respeito às pessoas de outras religiões.

O jornal L'Osservatore Romano, porta-voz do Vaticano, reagiu com uma contundência que não lhe é habitual. Disse que a empresa optou pela “hipocrisia historicamente insensata”.

"Muitíssimos não cristãos disseram que não se sentem ofendidos pela datação tradicional, pelo aC e dC”, disse o jornal.

“O que está bem claro é que o respeito a outras religiões é só um pretexto [da BBC], porque o que se pretende é apagar qualquer marca do cristianismo na cultura ocidental”, disse o L'Osservatore.

A até o final da tarde de terça-feira (4), a BBC não tinha comentado o artigo do jornal. O Vaticano já vinha acusando a emissora britânica de ter tomado uma postura nitidamente antirreligiosa, principalmente em relação ao catolicismo.

Recentemente, a Austrália determinou que as referências aC e dC fossem retiradas dos livros didáticos, em uma medida que deverá entrar em vigor em 2012. O arcebispo Peter Jensen, de Sidney, taxou a decisão de “uma tentativa absurda” de expulsar Jesus Cristo da história.


................
O calendário em vigor, gregoriano, substituiu (mas sem mexer na origem) o calendário juliano, que por sua vez foi instituído levando em conta a passagem de Cristo pela Terra. Pelo raciocínio da BBC e da Austrália, o laicismo exacerbado, por uma questão de coerência, vai instituir um novo calendário. 2012 seria o ano um, ou zero, ou dois?

Nenhum comentário: