segunda-feira, 17 de outubro de 2011

É COISA NOSSA


"(...) Discutimos hábitos de diferentes países. O fato de islâmicos não darem a mão para mulheres. O ritual que é a entrega de um cartão de visita para um japonês. A pontualidade britânica. O estilo direto e 'cut to the chase' dos americanos, que pode parecer meio grosseiro para os não iniciados.

Saio do almoço com a impressão de que o Brasil só será respeitado quando houver um curso internacional de como lidar conosco. O hábito de insultar a mãe dos amigos antes de entrar na conversa (...) O convite para visitas sem o fornecimento do endereço. O warm-up antes dos assuntos sérios, falando da bunda da secretária. Entender que conhecer a escalação do time do interlocutor é mais importante que saber o nome completo dele.

Enquanto nós tivermos que absorver a cultura estrangeira e eles não entenderem a cultura cá do Bananão, é porque ainda não alcançamos a relevância internacional que pretendemos. Assento no Conselho da ONU não serve para porra nenhuma. Quero ver os gringos anotando no caderninho: 'Quanto mais íntima a pessoa, mais ela deve ser insultada. E, sempre que possível, denigra a mãe do interlocutor (...). Só assim os outros podem perceber que vocês são amigos'."

(Renzo Mora, escritor e crítico musical).

Nenhum comentário: