sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SOBRE O CASO FERNANDA LAGES


Cenário teresinense: em meio a opiniões, inferências, boatos, suspeitas, desencontros e singular comoção, segue o inquérito que apura as circunstâncias que culminaram na morte, em 25 de agosto, da estudante Fernanda Lages Veras.

A Polícia Civil, responsável pela condução da matéria, parece-nos vir adotando as providências cabíveis, enquanto flui o prazo que a lei lhe confere. A sensatez recomenda que se aguarde o desfecho.

Mas a insensatez é mais forte, e a própria reputação da estudante já passou por tentativas de assassinato. A cada dia, versões novas irrompem, insinuações são lançadas sobre 'suspeitos enigmáticos', ironias pululam, sem que providências concretas as sucedam. Lamentável.

Um alerta precisa ser dado: o de evitar-se a repetição do caso Escola Base, de São Paulo, de março de 1994: a Escola de Educação Infantil Base sofreu uma denúncia de abuso sexual contra menores. Mães desesperadas de alunos mantiveram contato com a Rede Globo. Resultado imediato: linchamento social dos acusados (pela mídia em geral), depredação de suas moradias e da escola. Transcorridos dois meses, o inquérito foi arquivado com a conclusão de que os acusados eram todos inocentes. (Mesmo que fossem culpados, tal particularidade não justificaria o comportamento acima exposto).

Em 2005, onze anos após o ocorrido, a Rede Globo foi condenada a pagar cerca de 450 mil reais para cada acusado no caso Escola Base. Mas terá sido isso suficiente?

É preciso insistir: a sensatez é o caminho. 

5 comentários:

Marilia disse...

O preconceito, prejulgamento, só atrapalha na averiguação dos fatos.
Com certeza, tudo ficará esclarecido.
Mas, a vida de uma pessoa, o nome de uma pessoa, sua credibilidade, não há preço de indenização que pague.
Prudência é o melhor para tudo.
Muito bem colocada sua postagem. Beijos.

João Grillo disse...

Eleições, acima de tudo!
Pensei na outra, "Uber..."
Deixa assim.

Dodó Macedo disse...

Grato pela visita, cara Marília.
A mensagem do João Grillo eu não consegui decifrar.

JD. Netto disse...

Apareceu mais um Grillo?
Ariano fez escola e eu até tentei não deixar a coisa compadecer no esquecimento. Mas taí!
Uber, nos meus parcos conhecimentos de Alemão e Aramaico,(orra diacho!), deve ser do grito dos nazis. Né não? Uber Alles! E daí?

Dodó Macedo disse...

O lema dos nazis era A Alemanha acima de tudo. O Uber Alles é o acima de tudo. Cáspite!