quinta-feira, 30 de junho de 2011

GRÉCIA EM CHAMAS


PRESENTE DE GREGO

O parlamento da Grécia finalmente aprovou um pacote para tirar o país da crise. O governo socialista, firme na decisão de atender aos anseios populares, conquistou uma expressiva vitória.

O plano do governo inclui, entre outras medidas:

- Controle do fluxo de capitais.
- Responsabilização criminal dos banqueiros que entraram no jogo da pirâmide com o dinheiro dos outros.
- Estatização dos bancos que só sobreviveram à quebradeira com as benesses concedidas pelo governo conservador.
- Não pagamento de dívida nenhuma contraída junto aos bancos estrangeiros que também participaram da jogatina que jogou o mundo na pior recessão desde 1929.
- Aumento de impostos para os muito ricos.
- Isenção de impostos para os muito pobres.
- Imediata assistência aos desempregados pela crise. Vai ter uma espécie de bolsa-família, planos de requalificação profissional, crédito para abrir microempresas, abertura de frentes de trabalho etc.

Os banqueiros continuam fazendo protestos nas ruas. Com amplo apoio da população, a polícia tem reprimido a banqueirada de forma implacável.

Fonte: Blog de Joel Bueno.

................
Seria pertinente se não fosse trágico.
Ilícito só agora comprovado: durante anos, grandes bancos americanos corroboraram as contas (manipuladas) pelo governo grego (que à época era conservador, pra não dizer neoliberal), dando como legítimos os dados constantes do balanço de pagamentos. Agora, estourada a fraude, o patrimônio do país será em grande parte privatizado, cerca de 150 mil servidores públicos perderão o emprego, aposentadorias e pensões serão reduzidas, juros serão aumentados - e os banqueiros continuarão impunes.

2 comentários:

João de Deus NETTO disse...

Dodó, esse filme passou, praticamente, um dia desses, lá praquelas bandas do Olimpo dos corruptos de Atenas! Vão já se empanturrar de dinheiro novamente? Lembro dos "remédios amargos" que era receitado por uma cambada salafrários que se revezava aqui no Brasil, com a mesma ladainha.
Cabrea Infante está no Picinez.

Dodó Macedo disse...

De fato, amigo, esse é o segundo tsunami. O próximo está previsto para agosto, quando se vence um novo montante exorbitante e impagável da dívida pública grega. Se até lá o anunciado rombo não for contornado, acontecerá um novo terremoto, caso, obviamente, a Grécia resista até lá. Em resumo: hoje, pode-se dizer que a Grécia continua quebrada. A sobrevida em curso é mero simulacro.

Nota: a Grécia deve a bancos e governos. Em cada segmento, uma dívida monstruosa. Ou tais credores oferecem grande abatimento sobre os respectivos créditos, ou nada feito. Acontece que nenhum deles quer abrir mão de sua grana...