sexta-feira, 10 de junho de 2011

CARTUNS NA PRAÇA: 3º SALÃO MEDPLAN



Quem passou pelo Salão do Livro do Piauí – Salipi na noite de quinta-feira, dia 09 de junho, teve a oportunidade de assistir ao lançamento do 3º Salão de Humor Medplan e dar boas risadas com os 40 trabalhos selecionados para integrar a exposição, que teve sua primeira parada no maior evento cultural do calendário de Teresina.

No evento, foram conhecidos os grandes vencedores desta terceira edição. O 1º lugar (cartum acima) ficou com o artista paranaense Luiz Alberto da Silva, de Londrina; o 2º lugar foi para o piauiense Derek Bruno, de Teresina; e o vencedor do prêmio internet foi o cartunista Venes, de Palmeirópolis, no estado do Tocantins.

Dentre os vencedores, o 2º lugar, que é piauiense, esteve presente para receber o prêmio. Derek Bruno, de 24 anos, é cartunista profissional há seis anos e é estudante de artes plásticas. Ele conta que se surpreendeu muito com resultado pela conhecida qualidade dos trabalhos que são mandados ao Salão. “Eu mandei o desenho até sem expectativa, pois já havia mandado no ano passado e meu trabalho não foi selecionado pra ser exposto. Quando soube do resultado, fiquei muito surpreso”, afirma.
O diretor-presidente do Medplan, José Cerqueira Dantas, comentou durante o lançamento a dimensão que o Salão de Humor realizado pela empresa está tomando. “Este ano, tivemos recorde de inscrições, a qualidade dos trabalhos também tem aumentado e as pessoas estão apreciando mais. O Salão está crescendo e vamos chegar à 10ª, 15ª edição”, antecipou.

O presidente da Fundação Quixote, que organiza o Salipi, Luiz Romero, evidenciou a importância do ingresso da iniciativa privada no evento. “Nas primeiras edições, apenas o poder público participava com os patrocínios, e hoje não é mais assim. Estamos na 9ª edição e é muito bom ver empresas que apóiam a cultura sendo nossas parceiras. O Medplan é uma delas, trazendo um belíssimo trabalho pra enriquecer nosso evento”, relacionou.

A 3ª edição do Salão de Humor Medplan teve 340 trabalhos inscritos. Foram artistas de todo o Brasil que participaram enviando trabalhos que tinham como o tema um grande mal da sociedade moderna: o consumismo. Neste ano, também houve uma participação internacional, o turco Erdogan. Após a primeira exposição no Salipi, o Salão de Humor Medplan segue seu percurso por diversos locais da cidade, como casas de cultura, escolas, clínicas e faculdades. (Fonte: site da Medplan).

Nenhum comentário: