segunda-feira, 6 de junho de 2011

MOSTRA DE MONSTRO SAGRADO (II)



A mostra mais completa de Hitchcock em cartaz no Rio e em São Paulo


O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta, de 1º de junho a 14 de julho, no Rio de Janeiro, e de 15 de junho a 24 de julho, em São Paulo, a mostra mais completa do cineasta Alfred Hitchcock exibida até hoje. Ao todo, serão 54 longas-metragens, três curtas-metragens e 127 episódios de séries para a televisão.

Falecido há exatos 31 anos, Alfred Hitchcock se tornou um dos mais conhecidos e influentes diretores de cinema de todos os tempos, sendo apontado por muitos como o “grande mestre do suspense”. Entre seus filmes mais famosos e emblemáticos, estão “Janela Indiscreta” (1954), “Um Corpo Que Cai” (1958), “Intriga Internacional” (1959), “Psicose” (1960), “Os Pássaros” (1963). Mas a mostra apresentará obras menos conhecidas como o longa-metragem “O Inquilino”, de 1926, e os raros curtas-metragens “Aventure Malgache” e “Bon Voyage”, ambos de 1944 e realizados pelo cineasta para a França durante a Segunda Guerra Mundial.

Também fazem parte da mostra Hitchcock um curso gratuito com 12 aulas, masterclass, debates, sessões especiais de filmes mudos com música e narração ao vivo e a edição de um catálogo de 400 páginas com distribuição gratuita e que conta com amplo material iconográfico, filmografia e textos inéditos. Outra curiosidade é a exibição das várias versões de alguns filmes, caso de “Assassinato”, de 1930, e também do remake realizado por Gus Van Sant, em 1998, de “Psicose”. A curadoria é do alemão Arndt Roskens, radicado há nove anos no Brasil.

Programação completa: AQUI.

................
Toda a filmografia de Hitchcock. No post abaixo, os clássicos de Sidney Lumet... Pena que nós, piauienses, não possamos curtir essas formidáveis atrações...

Nenhum comentário: