terça-feira, 4 de agosto de 2020

COVID-19: SEM SUPERVISÃO DE AUTORIDADES, GRUPO BUSCA SUA PRÓPRIA VACINA

.
"Divulgada pelo grupo como um ato necessário de compaixão, é difícil não se entusiasmar e não ter certa empatia pelo grupo. Mas o risco de termos cientistas criando e tomando vacinas sem nenhum controle não é exatamente algo para se comemorar."

            (George Church, prof. geneticista da Univ. Harvard, aplica dose da 'vacina')

Por Ricardo Cavallini (Na Seção Tilt/UOL)

Cientistas, pesquisadores, engenheiros e entusiastas formaram o grupo chamado RaDVaC, um acrônimo para Desenvolvimento Rápido de Vacina Colaborativo. O que o grupo faz? Eles estão tentando realizar o sonho de Narcisa Tamborindeguy, descobrindo a vacina contra o coronavírus. E eles estão fazendo isso sozinhos, no melhor estilo DIY (faça você mesmo).

Entre os criadores estão ex-alunos e um professor da Universidade de Harvard. O grupo foi formado em março. No site do grupo, eles se colocam como cientistas cidadãos motivados à ação pelo sofrimento causado pela pandemia. São uma organização sem fins lucrativos e informam que não fizeram e não farão nenhum pedido de patente ou qualquer pedido de proteção de propriedade intelectual sobre a vacina.

Diferente da maioria das vacinas que estão sendo criadas para combater a covid-19, a solução da RaDVaC é de aplicação nasal. O grupo não pediu permissão para o FDA, órgão equivalente a Anvisa nos EUA. Eles acreditam que não estão sujeitos a supervisão. Isso porque eles estão distribuindo apenas instruções e os suprimentos da vacina, as pessoas que estão tomando, estão fazendo — e tomando — por conta própria.

Consultado pela revista MIT Technology Review, que tornou a iniciativa conhecida, o FDA não respondeu sobre a legalidade da vacina.

A iniciativa parece não agradar a todos. A revista entrevistou Arthur Caplan, diretor da Divisão de Ética Médica da Universidade de Nova York. Ele afirmou que a iniciativa tem "alto potencial de dano".

Divulgada pelo grupo como um ato necessário de compaixão, é difícil não se entusiasmar e não ter certa empatia pelo grupo. Mas o risco de termos cientistas criando e tomando vacinas sem nenhum controle não é exatamente algo para se comemorar.

Talvez esse seja um dos efeitos negativos da falta de comando e direcionamento que estamos vivendo. Governos perdidos, sem ação nem planejamento. Alguns, inclusive, negando a ciência. Países passando a perna em outros, pagando mais caro e fazendo todo tipo de pressão para conseguir exclusividade ou vantagens em equipamentos, medicamentos e patentes.

A ganância e falta de liderança provocam este tipo de coisa. Quando é cada um por si, como esperar algo diferente?  -  (UOL - Aqui).

................
NOTA INCIDENTAL

                         (Cemitério Parque Tarumã, Manaus)

Em julho, Brasil foi o país com mais mortes por Coronavírus no mundo

País registrou 32,9 mil óbitos, à frente dos Estados Unidos, com 25 mil mortes.

Julho também foi o mês com mais mortes registradas no Brasil, superando o recorde do mês anterior, quando 30.315 pessoas foram vitimadas pelo novo coronavírus. No total, até ontem, já foram 94.104 óbitos por covid-19 no país. -  (Aqui).

....
Em tempo
Em julho, o País manteve a liderança no ranking mundial do desrespeito ao meio ambiente. 
Ninguém Segura Este País!!

Nenhum comentário: