sábado, 23 de fevereiro de 2019

VENEZUELA: A FARSA DA AJUDA HUMANITÁRIA

Arcadio Esquivel. (Costa Rica).
....
Quem patrocinou o desabastecimento, com que propósito e desde quando? Quem está oferecendo ajuda e com que propósito?

"...As Nações Unidas, a Cruz Vermelha e outras organizações de ajuda humanitária recusaram-se a trabalhar com os EUA para entregar essa ajuda à Venezuela, que, segundo eles, é politicamente motivada. Falamos com o sociólogo venezuelano Edgardo Lander, membro da Plataforma Cidadã em Defesa da Constituição. “Isso certamente não é ajuda humanitária, e não é orientada com nenhum objetivo humanitário”, diz Lander. “Este é claramente um golpe realizado pelo governo dos Estados Unidos com seus aliados, com o Grupo Lima e a extrema direita na Venezuela.”  (...)

"...Há razões pelas quais há um enorme, gigantesco descontentamento na Venezuela em relação ao governo de Maduro. As crises que o povo venezuelano enfrenta são, em grande parte, responsabilidade desse governo, extremamente corrupto, ineficiente e cada vez mais repressivo. Mas isso de forma alguma justifica uma intervenção militar norte-americana ou essa tentativa de estrangular a economia venezuelana — o que, é claro, prejudica muito mais o povo do que o governo venezuelano.
Nessa situação, em que a maioria das pessoas na Venezuela rejeita o governo de Maduro e, por outro lado, uma grande maioria também rejeita a intervenção dos EUA, precisamos de uma negociação que abra o caminho para os venezuelanos decidirem por si mesmos. E esta é a opção de ambas as negociações com algum apoio internacional, por um lado, e este referendo que estamos pedindo, da plataforma e de outros grupos na Venezuela, que acham que a maior ameaça para os venezuelanos hoje é a ameaça dessa escalada de violência, a possibilidade de uma guerra civil e a possibilidade, constantemente anunciada, de uma intervenção militar do governo dos Estados Unidos. (...)."  -  ("Venezuela: a farsa da 'ajuda humanitária'" - AQUI).

Nenhum comentário: