quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O AMARGO IMPACTO SOBRE O MAIS MÉDICOS

(Montagem: Google).
"... Um dos programas mais conhecidos na saúde, o Mais Médicos foi criado em 2013, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), para ampliar o número desses profissionais no interior do país.
Atualmente, o programa Mais Médicos soma 18.240 vagas. Destas, cerca de 8.500 são ocupadas por médicos cubanos, selecionados para vir ao Brasil por meio de um convênio com a Opas (Organização Pan-americana de Saúde). 
À Folha de S.Paulo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que a pasta ainda não foi comunicada oficialmente da decisão do governo de Cuba. 
"Estamos avaliando ainda. Precisamos ser comunicados oficialmente para saber como será a transição", disse. 
Em geral, os médicos cubanos ficam em municípios menores e mais distantes das capitais, onde há menos interesse de brasileiros em ocupar as vagas --pelas regras do programa, médicos brasileiros têm prioridade na seleção, seguidos de brasileiros formados no exterior, médicos intercambistas (outros estrangeiros) e, por último, médicos cubanos."  -  (Aqui).
................
Remuneração"O valor pago, atualmente, é de R$ 11.865,60 (houve reajuste no início deste ano). Os cubanos, contudo, recebem cerca de R$ 3.000. O governo brasileiro arca com o valor total da bolsa, mas o governo de Cuba fica com a maior parte."  -  (A propósito, confira AQUI o porquê de tal situação, por Eduardo Guimarães).
"Atualmente, o programa soma 18.240 vagas distribuídas em cerca de 4.000 (dos 5.570) municípios. Destas, cerca de 8.500 (aproximadamente 47%) são ocupadas por médicos cubanos. Eles trabalham em 2.885 cidades, sendo que 1.575 municípios só possuem cubanos no programa (80% desses locais têm menos de 20 mil habitantes). São 300 os médicos de Cuba que atuam em aldeias indígenas, o que corresponde a 75% do total que atende essa população. Outras 4.721 (25,8%) vagas são ocupadas por brasileiros formados no Brasil e 3.430 (18,8%) por intercambistas (médicos brasileiros formados no exterior ou de outras nacionalidades). Há ainda outras 1.533 vagas que não foram ocupadas." (Ou seja: Não há interessados, inclusive entre os brasileiros).  -  (Aqui).
................
Os dados acima foram colhidos em rápida visita a dois sites, e eles deixam clara a importância do Programa Mais Médicos (e nele a dos médicos cubanos), especialmente para os pobres lotados nas periferias e áreas inóspitas. Quanto ao futuro em perspectiva, que pelo menos haja um plano de transição que de alguma forma tente atenuar o impacto que a ausência dos médicos cubanos produzirá. 

Nenhum comentário: