sexta-feira, 28 de setembro de 2018

ELEIÇÕES 2018: NOTA PINÇADA DE UM 'QUASE DIÁRIO'


'Nota' há pouco agregada a um "quase diário" de nossa autoria, ainda inédito - e de divulgação incerta -, onde estamos a alinhar, desde o dia 15, registros sobre alguns dos acontecimentos marcantes da corrida presidencial: 

"(...) Nota 1 - em 28 de setembro: ontem, 27, foi divulgada pesquisa, de autoria de uma empresa de investimentos, apontando a tendência de ascensão de Fernando Haddad e 'estacionamento' de Bolsonaro. Mas tal levantamento foi realizado mediante contatos telefônicos, particularidade que compromete sua 'fidedignidade' (conforme teoriza o historiador Fernando Horta em "Você sabe o que é 'Silent Majority'?" - aqui). Aguarda-se para logo mais a divulgação de pesquisa efetuada pelo instituto Datafolha. 

Enquanto isso, o jornal El País e a rádio Itatiaia (Minas Gerais) - além da Folha - obtiveram do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, liminar autorizando-os a entrevistar o ex-presidente Lula, preso em Curitiba e inacessível à imprensa desde 7 de abril, mas a data e outros detalhes sobre a épica entrevista ainda não estão definidos. O feito é uma conquista do jornalista Florestan Fernandes Júnior, que falou aos jornalistas Leonardo Attuch e Mauro Lopes, responsáveis pelo Giro das Onze, do site 247 - Aqui. (...)."
....

ADENDO 

Em 29.09
O ministro Luiz Fux, do STF, determinou a suspensão da decisão tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski, acima referida, conforme post "Fux proíbe Folha de entrevistar Lula e determina censura prévia". Como reagiu o advogado da Folha:

"A decisão do ministro Fux é o mais grave ato de censura desde o regime militar. É uma bofetada na democracia brasileira. Revela uma visão mesquinha da liberdade de expressão."  -  AQUI.

Nenhum comentário: