quarta-feira, 26 de setembro de 2018

NOVO IBOPE: QUASE REPLAY


Novo Ibope: quase replay

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada na tarde desta quarta (26), mostra estabilidade no desempenho dos candidatos e reforça o provável segundo turno entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro. O capitão da reserva tem 27% das intenções de voto (oscilou 1 ponto para baixo, dentro da margem de erro, desde o Ibope do dia 24 de setembro). Já Haddad tem 21% da preferência dos eleitores (também 1 ponto a menos que na pesquisa anterior). A margem de erro é de 2 pontos.

Segundo Fernando Brito, titular do Tijolaço - AQUI -, "Novo Ibope é replay do de segunda-feira", e aponta o porquê:

Não há nenhuma novidade no Ibope divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria.

Variações de 1% que, pelos arredondamentos, podem ser até menores – exemplifico: se um candidato tem 13,4, tem 13; se tem 13,5, aparece com 14 – são o mesmo resultado de segunda-feira.

O fato objetivo é que está caracterizado o segundo turno.

A história do “voto útil” mostra que é mais desejo que realidade: só 14% dizem que é muito alta a possibilidade de trocarem o voto para evitar que outro ganha e outros 14% dizem que é “alta”. E só 7% acham que é alta a possibilidade de votarem em alguém porque acham que será o vencedor.

Os percentuais de 2° turno também apresentam variações mínimas e os reproduzo abaixo, ressaltando que, também nesta pesquisa, Bolsonaro não passa de 40% contra ninguém:

Clique AQUI para conferir informações adicionais oferecidas pelo Jornal GGN.

Nenhum comentário: