Xadrez da mídia golpista global
Por Luis Nassif
Na 4a feira (5/10) participei de um debate na Fundação Escola de Sociologia e Política com o acadêmico alemão Thomas Meyer, autor do livro “Democracia midiática: como a mídia coloniza a política”. Meyer é intelectual de peso, membro do Grupo Consultivo da União Europeia para a área de Ciências Sociais e Humanas e vice-presidente do Comitê de Princípios Fundamentais do Partido Socialdemocrata da Alemanha.
O quadro que traçou da situação atual da mídia e da democracia alemãs é um retrato fiel do caso brasileiro.
PEÇA 1 - O FENÔMENO GLOBAL DA MANIPULAÇÃO DA MÍDIA
O papel da mídia
Quem tem acesso à opinião pública, tem poder. É engano achar que democracia é uma questão de livre escolha. Democracia é uma situação em que os cidadãos podem ter acesso a informações verdadeiras, que tenham a ver com a situação da sociedade, e acesso também a visões alternativas.
Desde Aristóteles, política significa sempre oferecer opções.
A função social da mídia é operar como entidade de
autorreflexão da sociedade, possibilitando um espelho dessa sociedade.
Para tanto, todos os problemas relevantes deveriam fazer parte dessa
discussão, assim como as visões conflitantes. Se não houver esse
equilíbrio, é questão de discutir se se está em uma democracia ou se o
sistema é outra coisa.
Mesmo em situações normais, sempre existem problemas na
maneira como a mídia de massa informa a sociedade, porque não é espelho
da realidade. Dos milhões de acontecimentos diários, ela seleciona
informações de acordo com com critérios próprios. Então, os veículos de
mídia são um palco que apresenta os diferentes acontecimentos conforme a
encenação que escolhem e de maneira a atrair a atenção do publico.
Os golpes de mídia
Há quatro anos houve uma campanha de mídia na Alemanha
que utilizava informações inventadas, absurdas. Todos os veículos passaram a formar um fluxo único de informações, massacrando o presidente
(Christian Wulff) até renunciar depois de um ano.
O mesmo processo que vitimou o ex-primeiro ministro português José Sócrates.
Esse episódio levou a uma reflexão posterior sobre o poder da mídia. Mostrou que jornalistas, em determinadas situações,
podem ser coautores no jogo político. Têm poder de decisão para
descriminar, vilipendiar, condenar políticos. Podem decidir sobre o
destino dos políticos.
Duas condições ficaram claras a partir daquele episódio:
1. Há diferenças entre informação fidedigna e tomada de
posição política, que têm que ser explicitadas. Informações devem ser
transmitidas de forma neutra e imparcial, diferenciando notícia de
opinião.
2. Se grupos de mídia formam um cartel dominante, pode
significar que a mídia está reproduzindo uma ideia completamente
distorcida da realidade. Se não houver nenhuma regulação, eles se tornam
atores no mundo político.
Quando isso ocorre, viram ameaça à democracia. Esse é o
tema central que ainda não foi discutido amplamente. Detêm um poder
muito grande e não estão sujeitos a nenhum controle. Podem agir de
qualquer maneira.
O discurso hegemônico
Na Alemanha existem seis grandes grupos de mídia, controlando 20% do mercado.
O que eles trazem é a homogeneização da notícia, as referências a si mesmos.
Tudo o que falam é a mesma coisa, mesmos motivos sociais
e econômicos, com uma desconsideração enorme para com os cidadãos.
Basta alguém propor imposto sobre grandes fortunas para a mídia
imediatamente começar a vocalizar que o governo quer meter a mão no
bolso de todo mundo.
Relação com a economia é homogeneizada. Na Alemanha, os
interesses dos excluídos, os 25% da população, não são levados em conta.
Não fazem parte dos interesses dos jornalistas.
Até 90, havia pluralismo na informação, nos grandes
meios de massa. Criticavam uns aos outros. Isso acabou. Hoje se vivem
tempos em que a força das grandes ideologias está quase acabada. Um
tempo pós-moderno, com interesses morais pós-modernos, a questão das
profissões muito voltadas para os interesses de status.
PEÇA 2 - AS CARACTERÍSTICAS GLOBAIS DA MÍDIA
Agora fechamos aspas para o professor Meyer para tentar entender o que levou os grupos de mídia, globalmente, a essa situação.
Apogeu e queda do neoliberalismo
A partir do fim dos controles de capital no início dos
anos 70 - com a desvinculação do dólar em relação ao ouro - teve início
um processo de financeirização da economia, que atingiu seu apogeu em
meados da década de 2.000.
Criou-se a mística de que, fazendo-se a lição de casa -
isto é, cortando programas sociais, reduzindo impostos, dando liberdade
aos capitais - se alcançaria a prosperidade eterna.
Essa utopia acabou em 2008. Mas, ao mesmo tempo, deixou
como legado uma enorme riqueza financeira concentrada nas grandes
corporações e capitalistas, conferindo um poder imenso ao capital
financeiro.
A financeirização dos jornais
A partir de meados dos anos 90, tem início a verdadeira
revolução digital, com a criação de uma nova economia da Internet,
colocando os grupos de mídia na linha de fogo, assim como gravadoras,
editoras e todos os que desenvolviam alguma forma de conteúdo digital.
O australiano Rupert Murdoch dá o mapa da mina, seguindo
o caminho aberto pelas grandes teles nacionais: ida ao mercado de
capitais, montando parceria com grandes fundos de investimento para
avançar sobre a concorrência.
No caso brasileiro, a Globo deu os primeiros passos, com
acordos hipervantajosos com a TIM. Mas é a UOL que dá o passo mais
bem-sucedido associando-se à Abril e, depois, valendo-se de capitais
portugueses para diluir a Abril. Finalmente, uma operação com o Banco
Pactual – em um episódio que ainda relatarei algum dia –lhe permitiu um
ganho de R$ 300 milhões, ao elevar o valor base da emissão de R$ 9,00
para R$ 17,00.
Se antes os jornais emulavam o discurso do mercado por
opção editorial, a partir dos anos 2.000, o fazem por sociedade. Eles se
tornam parte integrante da financeirização da economia, da mesma
maneira que empresários que venderam suas indústrias para se tornarem
financistas.
PEÇA 3 - OS CAMINHOS DO FUTURO
Os próximos passos são imprevisíveis.Tem-se, de um lado, a falência próxima dos modelos tradicionais de mídia. Dentro de alguns anos, Estadão, Folha, Abril serão apenas retratos na parede, com alguns períodos de glória, mas com a história definitivamente tingida pelo antijornalismo praticado nos seus estertores. Terão mortes inglórias.
Hoje em dia, o mercado de opinião global é dominado majoritariamente pelas grandes redes sociais, como braços avançados do capitalismo, permitindo um controle inédito sobre os movimentos nacionais de opinião pública.
Ao mesmo tempo, a falência da utopia neoliberal gerou um
capitalismo a seco, impondo goela abaixo dos países a democracia
mitigada – como a que se instalou no Brasil.
A socialdemocracia alemã, a portuguesa, a brasileira,
foram as primeiras vítimas da nova guerra política, a que se vale do
controle dos fluxos financeiros globais, do acesso às informações, para
alimentar mídias e Ministério Público nacionais.
Nunca o fantasma do Grande Irmão esteve tão presente na vida mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário