quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM
Brum.
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Informações gerais sobre o assunto estão aqui.
No tocante às notas zero em redação, vejamos:
.ENEM........Tema............................Redações........Notas zero
.2012.............Imigração séc. 21...........4.110 mil............72 mil
.2013.............Lei Seca..........................5.049 mil...........106 mil
.2014.............Publicidade infantil.......6.200 mil...........529 mil
.A quantidade de notas zero em 2014 foi cinco vezes superior à observada em 2013. Entre as várias causas apontadas para tamanha elevação (veja na fonte acima), uma - a relativa ao tema - não pareceu suficientemente explicitada. Por exemplo:
.A dificuldade de se encontrar, na grande mídia, matérias sobre o assunto. Por que o tema não é divulgado? Por que a questão não merece manchetes? Porque, se alguém tiver algo a perder caso o público infantil seja tratado com o zelo devido, esse alguém será a mídia, entre outros, pois é ela quem veicula os anúncios (aqui, posts diversos sobre o assunto, publicados neste blog);
.Quantos jovens, mesmo os ligados em informação, puderam ter acesso ao tema ao longo do ano? O que seria, por exemplo, o CONAR Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária?;
.Quantos jovens foram apresentados ao ECA Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas diretrizes poderiam com certeza fundamentar argumentos a alinhar na redação do Enem?
(Faz lembrar o velho ditado: Quem não é visto, não é lembrado).
É então que o candidato se depara com a folha em branco e se pergunta: Publicidade infantil? Caramba, vou dizer o quê?!
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