quarta-feira, 23 de novembro de 2016

INSTITUÍDO O DIA MUNDIAL DOS POBRES


"À luz do Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente, celebrado quando já se iam fechando as Portas da Misericórdia em todas as catedrais e santuários do mundo, intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres. Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46). Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa (cf. Lc 16, 19-21). Além disso este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização (cf. Mt 11, 5), procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia."







(Do Papa Francisco, na "Carta Apostólica 'Misericordia et Misera'", em que estendeu aos padres e não apenas aos bispos a responsabilidade de ser misericordiosos com as mulheres que fizeram aborto. Vi AQUI.

Foi praticamente nula a repercussão da Carta na grande imprensa - o que não causará surpresa ao Sumo Pontífice, ciente do que se passa em nosso País).

Nenhum comentário: