sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: DILMA E A MÍDIA


Blogueiros a Dilma: por que a senhora apanha calada da grande mídia?

Por Cíntia Alves

Profissionais da chamada blogosfera progressista foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff (PT) na tarde desta sexta-feira (26), no Palácio do Planalto, para uma entrevista coletiva que foi transmitida ao vivo na internet. Em meio a perguntas sobre saúde, segurança, economia, infraestrutura e política, Dilma pôde esclarecer projetos encampados ou abandonados (caso do trem bala) durante seu mandato, além de corrigir falas que, segundo ela, foram distorcidas por veículos da grande mídia. Aproveitando o gancho, coube a Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, perguntar à presidente por que, ciente da situação, ela preferiu apanhar calada da imprensa durante quase quatro anos - esboçando, somente agora, em ano eleitoral, alguma reação.

Para embasar a questão, Guimarães e outros blogueiros citaram a manipulação de informações pelos grandes grupos de comunicação que vão desde a Petrobras até o recente discurso da presidente na ONU, na qual muitos jornais manchetaram que Dilma é a favor de “negociar com terroristas”. A petista não justificou a postura passiva que teve nos últimos anos, mas concordou que construir um contraponto em defesa do próprio governo é algo que precisa ser perseguido mais incisivamente num possível segundo mandato.

“O que nós vemos é que, no Brasil, tem uma forma de fazer oposição que tem que ser denunciada, que é a forma do quanto pior [for o desempenho do atual governo], melhor [para esta oposição]. Tem uma parte da imprensa que faz oposição, mas a oposição [dos partidos políticos] também faz. Essa história da imprensa fazer oposição não é monopólio do Brasil. Acontece em várias partes do mundo. O que é verdade é que a situação agora é mais difícil. Por isso, cheguei à conclusão de que, na minha campanha [à reeleição], a verdade vai vencer a mentira. Eu tenho tentado [fazer esse contraponto à oposição], e agradeço a quem me ajuda. É um debate que terá de ser feito no segundo mandato”, comentou Dilma.

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Enquanto Dilma Rousseff discute suas propostas e, em coletiva concedida após o encontro acima, promete, caso reeleita, tornar caixa dois crime eleitoral, além de adotar medidas tendentes à intensificação do combate à corrupção - aqui -, a candidata Marina Silva, inteirada dos números da pesquisa Datafolha há pouco divulgada, saiu-se com essa, entre outras: "A Dilma tem mais de 20 mil pessoas pagas na internet, os mensanets, para me difamar." - aqui. Vai ver, a síndrome da vitimização é assim: embaralha as ideias.

Nota: A notória revista Veja, tentando evitar o pior, para ela, volta à carga, conforme se vê no site Brasil 247:

"Acaba de sair a última tentativa da revista Veja para impedir a reeleição da presidente Dilma Rousseff; capa desta semana, que circula a partir deste sábado, anuncia o que seria o 'núcleo atômico da delação'; de acordo com reportagem, ainda não disponível, a campanha que elegeu Dilma presidente em 2010 teria recorrido aos préstimos de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras; ontem, Veja foi condenada por 7 a 0 no Tribunal Superior Eleitoral por ter acusado, sem provas, o PT; e agora: será mais uma vez condenada ou terá disparado a bala de prata capaz de mudar o destino do País?". (Aqui).

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