terça-feira, 17 de dezembro de 2013

INFORMAÇÃO: DISTORÇÃO GLOBAL


Algumas empresas inadimplentes, entre as quais a Vale (que chegou a questionar judicialmente seu débito), negociaram (e recolheram) impostos em atraso, o que motivou arrecadação extra de algo em torno de R$ 20 bilhões, em função do que a receita do fisco em novembro apresentou incremento de 27% sobre igual mês do ano passado.

A particularidade acima seria imprescindível para esclarecer o assunto, uma vez que aos cidadãos soaria aberrante, pra não dizer escorchante e absurda, uma arrecadação mensal 27% superior à observada um ano atrás - num país de carga tributária salgada para os remediados e principalmente para os pobres.

Enquanto o Jornal da Band, por exemplo, deu conta das circunstâncias em que tal elevação se verificou - embora sem citar o montante extra arrecadado -, o Jornal Nacional limitou-se a destacar o total mensal da arrecadação e o percentual sobre idêntico mês do ano passado. E só.

Qual o propósito da Globo ao agir assim? Por onde anda o propalado código de ética do conglomerado? Manipulação da informação é isso aí.

Nenhum comentário: