domingo, 15 de dezembro de 2013

ATIVIDADE ECONÔMICA: FORTE ACELERAÇÃO EM OUTUBRO


O Brasil iniciou o quarto trimestre com recuperação mais forte do que a esperada, com o ‘Índice de Atividade Econômica do Banco Central’ (IBC-Br) registrando alta de 0,77% em outubro frente a setembro.

O indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 2,82% em relação a outubro de 2012 e acumula alta de 2,59 por cento em 12 meses.

Assim como a queda apresentada no 3º trimestre surpreendeu - recuo de 0,5% -, a elevação de 0,77% ora destacada causou espécie até aos analistas mais otimistas (acredite, eles existem), que estimavam algo como 0,70% (os pessimistas, segundo a Reuters, apontavam 0,30%).

Por mais que se esmerem os bambas em antevisão econômica, surpresas estão na crista da onda. Que o diga o ministro Mantega, emérito 'desacertador' de índices...

Abstraindo o inesperado (como diria o velho Machado de Assis), o fato é que,  num mundo tão economicamente conturbado, um PIB superior a 2,5% em 2013, perfeitamente alcançável pelo Brasil, será, enfim, merecedor do qualificativo respeitável.  Para desolação de muitos.

Nenhum comentário: